Prefeitos de Blumenau e região aguardam uma visita de Jorginho Mello (PL) para tratar sobre investimentos e obras de infraestrutura que estão paradas. A expectativa é que o governador esteja na sede da Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve) na próxima semana. Um cronograma inicial previa a visita para esta sexta-feira (16), mas a agenda foi adiada.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

No encontro, lideranças locais devem reiterar a preocupação com obras conveniadas junto ao governo do Estado pelo Plano 1000, paralisadas por falta de novos repasses. A situação tem provocado aflição nas prefeituras.

Jorginho vem rodando Santa Catarina em visitas a associações de municípios. Nesta quinta-feira (15), esteve na região Serrana e anunciou a liberação de cerca de R$ 1 milhão para obras nos aeroportos de Lages e São Joaquim.

Na semana passada, a parada foi em Itajaí. Na ocasião, houve entrega de viaturas para equipes da Polícia Civil que atuam nas cidades da região e de rádios comunicadores para a Polícia Penal, além de anúncios de investimentos em saneamento e energia elétrica.

Continua depois da publicidade

A peregrinação faz parte de uma iniciativa que busca aproximar o governo do Estado dos municípios. Nestes encontros, Jorginho tem ouvido prefeitos para identificar demandas mais urgentes. Pelos anúncios recentes em outras regiões, é de se esperar que o governador venha a Blumenau com novidades e tinta na caneta.

Romaria em Brasília

Enquanto isso, o vice-presidente da Amve, Arão Josino (PSD), está voltando de Brasília depois de dois dias de agendas. Na capital federal, o prefeito de Ascurra fez uma romaria em gabinetes de deputados e ministérios para defender leis que facilitem o acesso, pelas prefeituras, de recursos da União para obras de infraestrutura e desenvolvimento regional, por meio de fundos e financiamentos.

Um outro foco da missão, segundo Josino, foi entender de que forma parcerias público-privadas (PPPs) podem contribuir em projetos de manutenção e ampliação da malha rodoviária que conecta os municípios do Médio Vale do Itajaí e na implantação de um sistema de transporte coletivo integrado, sonho antigo da região.

A ida a Brasília sugere que prefeitos buscam no governo federal alternativas para bancar investimentos.

Continua depois da publicidade

Leia também

Novo prédio em Blumenau mira Airbnb e quer surfar nos eventos da Vila Germânica

Bunge, que tem unidade em SC, anuncia fusão bilionária com empresa do Canadá

Audiência pela municipalização do Sesi põe à prova influência de Blumenau no governo de SC

Rede define data para abrir primeiro atacarejo em SC

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp