A catarinense Portobello, líder nacional no mercado de revestimentos cerâmicos, fechou o segundo trimestre de 2022 com receita operacional líquida de R$ 577,5 milhões, alta de 24,4% frente ao primeiro. Foi o melhor resultado já obtido em uma janela de três meses, informou a empresa em balanço financeiro divulgado nesta segunda-feira (8). O lucro líquido entre abril e junho subiu 33,5% na comparação com 2021, para R$ 53,8 milhões.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Os investimentos feitos no período totalizaram quase R$ 100 milhões. Do aporte milionário, 63% foram destinados a investimentos em lojas próprias e 26% ao parque fabril mantido em Tijucas. O restante foi para a unidade de negócios Portobello America, nos Estados Unidos, e para projetos comerciais e corporativos da fábrica mantida em Marechal Deodoro (AL), acrescentou a companhia.

No balanço, a empresa creditou o bom desempenho ao crescimento das vendas para o exterior – o plano da Portobello é que metade do faturamento seja em dólar. No mercado doméstico, lançamentos e vendas do setor imobiliário de médio e alto padrão, principal foco da companhia, ajudaram a impulsionar resultados mais robustos.

Os números positivos contrastam com um cenário, segundo a Portobello, ainda adverso, marcado por queda no faturamento da indústria de materiais de construção – retração de 6,9% no segundo trimestre de 2022 frente ao primeiro –, inflação e taxa de juros em alta e mudanças nos hábitos de consumo da população, que tem priorizado gastos básicos e essenciais. Soma-se a isso rescaldos da pandemia de Covid-19 e a guerra entre Rússia e Ucrânia, que afeta a cadeia de abastecimento global.

Continua depois da publicidade

“A Portobello tem conseguido trabalhar com um portfólio de produtos com maior valor agregado e rentabilidade mais atrativa no mercado externo, sem perder competitividade em termos de preço e qualidade. Adicionalmente, o avanço na qualificação do mix de produtos, em especial com o crescimento nas vendas de lastras e grandes formatos, produzidos na planta de Tijucas, e o trabalho efetivo realizado na gestão dos canais de distribuição geraram crescimento também no mercado interno”, anotou a empresa no balanço.

A Portobello encerrou o primeiro semestre do ano com um valor de mercado de R$ 896,7 milhões. A empresa tem 143 lojas em funcionamento do país, três delas inauguradas no segundo trimestre. Do total, 22 são unidades próprias e 121, franquias.

Fábrica nos EUA

A Portobello também está investindo na construção de uma nova fábrica em Baxter, Tennesse, nos Estados Unidos. A planta deve entrar em operação ainda no primeiro semestre de 2023 e na primeira fase do projeto terá capacidade anual de produção de aproximadamente 3,6 milhões de metros quadrados.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Continua depois da publicidade

Leia também​

Parque Beto Carrero cita Blumenau como exemplo ao criticar prefeitura de Penha

Fábrica de gaitas de Blumenau preserva há quase 100 anos o legado pioneiro da família Hering

Fora da edição 2022, Eisenbahn ainda pensa na Oktoberfest Blumenau

O que é a obra em casarão histórico de Blumenau na frente da Vila Germânica