A catarinense Portobello, líder nacional no mercado de revestimentos cerâmicos, fechou o segundo trimestre de 2022 com receita operacional líquida de R$ 577,5 milhões, alta de 24,4% frente ao primeiro. Foi o melhor resultado já obtido em uma janela de três meses, informou a empresa em balanço financeiro divulgado nesta segunda-feira (8). O lucro líquido entre abril e junho subiu 33,5% na comparação com 2021, para R$ 53,8 milhões.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Os investimentos feitos no período totalizaram quase R$ 100 milhões. Do aporte milionário, 63% foram destinados a investimentos em lojas próprias e 26% ao parque fabril mantido em Tijucas. O restante foi para a unidade de negócios Portobello America, nos Estados Unidos, e para projetos comerciais e corporativos da fábrica mantida em Marechal Deodoro (AL), acrescentou a companhia.
No balanço, a empresa creditou o bom desempenho ao crescimento das vendas para o exterior – o plano da Portobello é que metade do faturamento seja em dólar. No mercado doméstico, lançamentos e vendas do setor imobiliário de médio e alto padrão, principal foco da companhia, ajudaram a impulsionar resultados mais robustos.
Os números positivos contrastam com um cenário, segundo a Portobello, ainda adverso, marcado por queda no faturamento da indústria de materiais de construção – retração de 6,9% no segundo trimestre de 2022 frente ao primeiro –, inflação e taxa de juros em alta e mudanças nos hábitos de consumo da população, que tem priorizado gastos básicos e essenciais. Soma-se a isso rescaldos da pandemia de Covid-19 e a guerra entre Rússia e Ucrânia, que afeta a cadeia de abastecimento global.
Continua depois da publicidade
“A Portobello tem conseguido trabalhar com um portfólio de produtos com maior valor agregado e rentabilidade mais atrativa no mercado externo, sem perder competitividade em termos de preço e qualidade. Adicionalmente, o avanço na qualificação do mix de produtos, em especial com o crescimento nas vendas de lastras e grandes formatos, produzidos na planta de Tijucas, e o trabalho efetivo realizado na gestão dos canais de distribuição geraram crescimento também no mercado interno”, anotou a empresa no balanço.
A Portobello encerrou o primeiro semestre do ano com um valor de mercado de R$ 896,7 milhões. A empresa tem 143 lojas em funcionamento do país, três delas inauguradas no segundo trimestre. Do total, 22 são unidades próprias e 121, franquias.
Fábrica nos EUA
A Portobello também está investindo na construção de uma nova fábrica em Baxter, Tennesse, nos Estados Unidos. A planta deve entrar em operação ainda no primeiro semestre de 2023 e na primeira fase do projeto terá capacidade anual de produção de aproximadamente 3,6 milhões de metros quadrados.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram
Continua depois da publicidade
Leia também
Parque Beto Carrero cita Blumenau como exemplo ao criticar prefeitura de Penha
Fábrica de gaitas de Blumenau preserva há quase 100 anos o legado pioneiro da família Hering
Fora da edição 2022, Eisenbahn ainda pensa na Oktoberfest Blumenau
O que é a obra em casarão histórico de Blumenau na frente da Vila Germânica