Comprar outras empresas não é exatamente uma novidade para a Senior Sistemas, mas a aquisição da colombiana Novasoft, anunciada na última semana, teve duas peculiaridades: foi o primeiro caso em que as negociações foram fechadas à distância, num reflexo dos efeitos da pandemia, e também a primeira transação internacional da história da desenvolvedora de softwares blumenauense.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

O CEO Carlênio Castelo Branco revelou à coluna que, após um estudo que apontou a Colômbia como melhor caminho inicial para atravessar fronteiras, foram mapeados 10 possíveis parceiros no país vizinho. Com dois deles as conversas evoluíram a partir de um trabalho de assessoria que identificou maior sinergia entre os negócios.

Pesou a favor na escolha pela Novasoft um portfólio mais parecido com o que a Senior já oferece no Brasil, com soluções em gestão empresarial e na área de RH. Isso, acrescentou o executivo, facilita a adaptação de softwares em um mercado que tem regras fiscais e tributárias bem diferentes das encontradas por aqui.

A operação abre caminho para a internacionalização da Senior, mas não deve levar a marca apenas à Colômbia. A Novasoft também tem clientes em outros países da região, como o Equador. A nova unidade colombiana, projeta Carlênio, será um ponto de partida para a busca de novos mercados na América Latina:

Continua depois da publicidade

— A Colômbia vai ser um hub de expansão. A gente está indo para a Colômbia não para ficar só lá.

Além de soluções nas áreas de gestão empresarial e de pessoas, pontos fortes da Novasoft, a Senior quer emplacar produtos de outros segmentos, como logística, no novo mercado de atuação. O ano de 2021 será de adaptação à cultura local, mas sem tirar os olhos de oportunidades no Brasil. De acordo com Carlênio, uma nova aquisição, de uma empresa nacional de “um segmento estratégico”, já está em fase avançada de negociação e deve ser anunciada em breve.

Balanço

Ainda no primeiro trimestre a Senior vai divulgar o balanço auditado de 2020. Os números prévios, antecipados à coluna, apontam uma receita próxima a R$ 450 milhões, o que representaria um incremento de 7%. O resultado, segundo Carlênio, se deve basicamente a crescimento orgânico, já que nenhum grande movimento de aquisição foi feito no ano passado.

A empresa também conseguiu reduzir despesas fixas importantes em 2020, sem deixar de vender. Viagens de negócios, visitas a clientes e participações em feiras, por exemplo, não aconteceram por causa da pandemia.

Capacitação gratuita

A Senior também acaba de lançar um programa gratuito de formação na área de desenvolvimento de sistemas. Chamado GoDEV, o curso será ministrado em parceria com a Proway. Ao todo, 25 pessoas serão selecionadas e receberão uma capacitação gratuita de 400 horas na linguagem de programação Java, além de práticas de computação em nuvem.

Continua depois da publicidade

A diferença, neste caso, é que os participantes selecionados serão automaticamente contratados pela Senior desde o primeiro dia de aula, com um salário inicial de R$ 2.570, além de outros benefícios. Os candidatos precisam ter mais de 18 anos e conhecimento prévio de alguma linguagem de programação. Mais informações estão disponíveis no site senior.proway.com.br.

Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.