Não é por acaso que a Oktoberfest Blumenau vai “liberar geral” na próxima semana. A decisão de não cobrar ingressos na quarta (25) e quinta-feiras (26), abrindo caminho para que a festa tenha cinco dos sete dias da reta final com catraca livre, representa uma tentativa de recuperar ao menos parte do público perdido com as cheias deste mês. O evento chegou a ser suspenso por seis dias por causa do risco de enchente, atrapalhando os planos de muita gente – principalmente turistas.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A prefeitura trabalhava, inicialmente, com uma estimativa de 700 mil foliões para 2023. Mas até esta quinta-feira (20), somente 195 mil pessoas haviam passado pela Vila Germânica. Neste ritmo, a nove dias do encerramento – e já superado o feriado prolongado, que traz um movimento extra para a cidade –, tudo indica que o público dificilmente atingirá o patamar dos 634 mil visitantes de 2022, mesmo com a programação estendida.

Abrir os portões do evento por mais dois dias escancara que a receita com a venda de bilhetes está longe de ser uma preocupação. Algo, aliás, que já se percebia analisando o balanço financeiro das últimas edições e que ficou ainda mais claro quando a Oktoberfest Blumenau divulgou que não haveria cobrança de ingressos às terças-feiras em 2023.

A edição deste ano, apurou a coluna, começou com as despesas praticamente pagas com as gordas cotas de patrocinadores e o dinheiro repassado pelos permissionários – as cervejarias e restaurantes da praça de alimentação que abriram o bolso nas licitações para garantir presença na maior festa alemã das Américas. Mas a chuva colocou água no chope do planejamento. Muitos fornecedores relatam um movimento muito aquém do esperado até agora, em alguns casos até com prejuízo.

Continua depois da publicidade

O foco da Oktoberfest Blumenau no momento está em impulsionar o movimento para esses parceiros comerciais, que fazem a festa girar e garantem que ela seja uma rara exceção de evento público superavitário. A liberação das catracas por mais dois dias é uma das medidas para atrair visitantes, mas não a única. A organização agiu às pressas para trazer uma nova e inédita atração internacional para cobrir a agenda do último fim de semana e está intensificando ações de divulgação e marketing.

A conferir se o esforço dará resultado, já que a possibilidade de uma nova extensão no período da festa, burburinho que surgiu nos bastidores nos últimas dias, está descartada.

Leia também

FOTOS: Como será o “museu da Nasa” em Balneário Camboriú

Oktoberfest Blumenau 2023 terá mais dois dias com entrada de graça

Tour por fábrica de chocolate em SC vira case de tradicional festival gastronômico

Parque da neve em Pomerode terá hotel com 150 quartos e novas atrações

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp