Liberada ao trânsito de veículos em julho de 2021, a Ponte Egon Stein, no Centro de Blumenau, já vai precisar passar por reparos. Fissuras e um afundamento em um trecho da pista na cabeceira da margem esquerda do Rio Itajaí-Açu, no acesso ao bairro Ponta Aguda, fizeram a prefeitura acionar a empresa responsável pela obra. Imagens (veja abaixo) feitas nesta terça-feira (21) pelo repórter-fotográfico do NSC Total, Patrick Rodrigues, dão uma dimensão do problema.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A nova ponte, paralela à Ponte Adolfo Konder, foi construída pela Pacopedra, que recebeu cerca de R$ 10 milhões pela obra, segundo informações do contrato disponível no portal da transparência do município. Em março, após uma vistoria, um engenheiro da Secretaria de Obras de Blumenau enviou um e-mail à empresa cobrando os consertos necessários “com a maior brevidade possível”.
Na mensagem, o servidor cita o surgimento de problemas na nova ponte, incluindo o aparecimento de “trincas consideráveis e adensamento na pista de rolamento e no passeio”. O profissional lembra que a estrutura foi concluída em definitivo há apenas dois anos, em março de 2022, e que a obra está dentro do prazo de garantia, que é de cinco anos, conforme estabelece o Código Civil.
Fotos revelam os problemas na ponte
Continua depois da publicidade
Segundo a Secretaria de Obras de Blumenau, a Pacopedra já foi notificada e inclusive iniciou o conserto na calçada. O reparo na pista estava previsto para o último sábado (18). A prefeitura chegou a recomendar que motoristas evitassem passar pela ponte na ocasião, desviando o acesso ao bairro Ponta Aguda pela Ponte de Ferro.
O serviço, no entanto, acabou sendo suspenso por conta das chuvas que caíram durante o fim de semana. Uma nova data será marcada em breve. De acordo com a secretaria, os problemas identificados não oferecem risco a motoristas e pedestres.
Leia também
Empresas têxteis de SC se unem para doar 30 mil toalhas e cobertores ao RS
Rede de supermercados inaugura a 69ª loja em SC e já abre vagas para a 70ª
Com dívidas, gigante varejista de SC pede recuperação judicial pela segunda vez
Com Hering no portfólio, nova potência da indústria da moda ganha nome
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp