A prefeitura de Pomerode vai estudar um novo modelo de concessão do transporte coletivo da cidade. O município lançou uma licitação que prevê a contratação de uma empresa de consultoria que ficará responsável pela elaboração do projeto básico. É um trabalho de apuração de especificações técnicas que vão ajudar o poder público a desenhar um novo sistema. O prazo para a entrega das propostas vai até o dia 14 de julho. O valor máximo a ser pago pelo serviço será de R$ 240 mil.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

O estudo deverá levantar dados sobre estimativa de passageiros para definição de linhas e itinerários, horários e localidades a serem atendidas. Mais importante, precisará apontar a viabilidade econômica da operação, algo que a pandemia colocou em xeque em muitas cidades brasileiras. Já há certo consenso entre especialistas em transporte público que sistemas custeados unicamente pela tarifa paga pelo usuário são em sua maioria insustentáveis.

Hoje o serviço em Pomerode é prestado pela empresa Volkmann. A elaboração do diagnóstico segue uma determinação judicial, diz o prefeito Ércio Kriek. Ele entende, por outro lado, que uma das saídas para o transporte coletivo é a integração regional, algo que vem sendo discutido internamente na Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi).

Expansão

A blumenauense Myrp, que desenvolve um sistema de gestão empresarial e de frente de caixa voltado a micro e pequenas empresas, reforçou as gerências comercial e de marketing com a chegada dos executivos Rafael Alves e André Munhoz Moreira. A empresa também projeta ampliar em 15% o quadro de colaborares. Para 2021, as previsões apontam alta de 30% nos negócios.

Continua depois da publicidade

R$ 13,4 milhões

É quanto a prefeitura de Blumenau vai pagar a mais aos servidores da cidade em julho. A quantia equivale à primeira parcela do 13º salário do funcionalismo local. A antecipação de parte do benefício é uma tradição, mas chegou a ficar a perigo em 2020 em função da pandemia. Sinal de que a arrecadação dá sinais de melhora.

Leia também

Forbes inclui podcast produzido em Blumenau em lista de programas para alavancar a carreira

Morador de Blumenau apoia o turismo, mas teme que visitantes aumentem risco da Covid-19

A vodka de SC que nasceu no Vale da Cerveja e conquistou o mundo

Empresa de TI de Blumenau recebe aporte milionário de fundo de investimento

Projeto imobiliário gigantesco em Blumenau será discutido em audiência pública​​

​​​​​​Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram