A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Pomerode (Seplan) discutiu, na quinta-feira (9), novos detalhes sobre a implantação de um grande parque público na cidade, no entorno da Lagoa do Weege. A área de 120 mil metros quadrados, com predomínio de Mata Atlântica, pertence ao município e será alvo de uma concessão pública.
Continua depois da publicidade
— Atualizamos nossas pendências e estamos atualizando nosso planejamento de implantação — diz o secretário Jorge Hoge.
A base da proposta já foi elaborada. O que está em análise agora são questões legais relacionadas ao lançamento da licitação, pelo fato de estarmos em eleitoral. Hoge disse à coluna que a expectativa, se tudo der certo, é o que edital e até mesmo a contratação da empresa que ficará responsável pela exploração aconteçam ainda em 2020.
O parque ambiental da Lagoa do Weege é um dos três que estão no radar da prefeitura de Pomerode – os outros dois ainda estão em fase inicial de desenvolvimento. O projeto foi desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais da Furb, sob coordenação da arquiteta e urbanista Carla Back.
— O projeto priorizou sempre a questão ambiental e a preservação da identidade existente no parque – conta.
Continua depois da publicidade
Além de muito verde, o projeto prevê áreas de arvorismo, playground, balsa de travessia, pedalinho, um anfiteatro, quiosques de alimentação e até mesmo um hotel para hospedagem e eventos. São essas atividades econômicas que vão remunerar o futuro concessionário, já que o acesso ao parque será gratuito. O tempo de concessão e o valor do investimento necessário ainda estão sendo definidos.







Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.