O prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt (sem partido), embarca na noite desta quinta-feira para São Paulo. Na sexta ele será um dos palestrantes da Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (Case), maior evento do gênero da América Latina. Ele é um dos poucos nomes da programação ligados à gestão pública. O presidente do Blusoft, Henrique Bilbao, também é presença confirmada.
Continua depois da publicidade
À coluna, Hildebrandt antecipou a linha da apresentação. Disse que vai destacar o crescimento do setor de tecnologia em Blumenau e indicadores de qualidade de vida e de potencial econômico que justificariam investimentos nesta área na cidade. Isso já vem ocorrendo com a instalação de operações de grandes multinacionais como Ambev, Philips e T-Systems, além da expansão contínua das companhias locais.
Para Hildebrandt, Blumenau vive, na área de tecnologia, boom semelhante ao que ocorreu com a indústria têxtil no passado. O prefeito deve falar ainda de ações públicas que ajudam a estimular o segmento, a exemplo da implantação de escolas bilíngues e do estudo de lógica na rede municipal de ensino.
Já Bilbao irá seguir linha semelhante, destacando a ascensão do polo local com dados de faturamento, geração de empregos e vagas disponíveis, além de ressaltar a integração entre os diferentes atores do ecossistema de inovação.
Segundo dados levantados pela Secretaria da Fazenda, Blumenau tem hoje 1,4 mil empresas prestadoras de serviços de informática que, juntas, faturaram R$ 1,28 bilhão em 2018, com geração de R$ 17,5 milhões em ISS.
Continua depois da publicidade