Deveria ser uma solução, ainda que paliativa, mas está se tornando um problema. Em que pese se tratar de uma responsabilidade federal, a disposição do governo de Santa Catarina de aportar R$ 200 milhões na duplicação da BR-470 foi inicialmente bem recebida no Vale do Itajaí. Aos que transitam pela rodovia, pouco importa a origem do recurso. O que conta é estrada boa e segura o mais rápido possível.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
A queda de braço envolvendo o destino do dinheiro, no entanto, desanima quem há tanto tempo espera pela rodovia duplicada. O Estado recorre ao ditado popular de que “a cavalo dado não se olha os dentes” ao defender a aplicação dos recursos nos lotes 1 e 2, mais avançados, para finalizar a obra no trecho entre Navegantes e Gaspar. O DNIT e opositores de Carlos Moisés (sem partido), entre eles o senador Jorginho Mello (PL), querem distribuir a verba por toda a extensão da BR-470.
> Duplicação da BR-470: SC aceita risco de exercer papel que é do governo federal
O Estado, o dono deste dinheiro, fala em “resolutividade” e tirar o que já está mais encaminhado da agenda, como destacou Moisés em recente passagem por Blumenau. O governo federal, por outro lado, prepara argumentos técnicos para sustentar a posição de espalhar o dinheiro nos quatro lotes da obra.
Continua depois da publicidade
A BR-470 há anos serve de palco para contradições e disputas políticas. Essas diferenças de “opinião” de agora têm o pleito de 2022 como pano de fundo. Com o processo se avizinhando, ninguém quer ceder palanque a um provável adversário político – Moisés e Jorginho lideram a corrida eleitoral em pesquisa estimulada divulgada recentemente.
A conferir qual lado prevalecerá. Os que estão no meio dessa briga de egos, afinal, já estão perdendo.
Forças Armadas
A Intelbras entrou em um seleto grupo de 139 fornecedores no país autenticados como empresas estratégicas de defesa. Quer dizer que a companhia catarinense, fabricante de câmeras e equipamentos de segurança eletrônica e de comunicação, está apta a fornecer produtos para as Forças Armadas Brasileiras.
Um dos critérios levados em conta para conceder esse status é que a empresa mantenha sede administrativa e industrial no Brasil, invista em pesquisas e tenho o quadro de acionistas composto majoritariamente por brasileiros.
Continua depois da publicidade
Agenda
O Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Blumenau será o anfitrião de uma assembleia geral ordinária do Conselho Estadual dos Núcleos de Inovação. A programação, virtual, terá duas palestras e apresentações de cases. Será no dia 29 de julho.
Leia também:
Karsten vai fazer feirão com 400 vagas de emprego; veja as oportunidades
Hildebrandt recorre a mote da campanha eleitoral ao cancelar a Oktoberfest Blumenau
Ampliação da Cooper Água Verde em Blumenau será discutida em audiência pública
Loja da Havan no Centro Histórico de Blumenau será avaliada novamente por conselho
Investidores projetam shopping atacadista com 150 lojas e cinema em Gaspar
Terreno baldio em Blumenau vai dar lugar a condomínio com mais de 200 apartamentos
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram