A rede Plaza, tradicional empresa gaúcha do ramo hoteleiro, está de olho em novas oportunidades de negócios em Santa Catarina. Ao lado de São Paulo, o Estado é um dos focos de expansão da marca, revelou à coluna o diretor Oscar Henrique Schmidt, membro da quarta geração da família fundadora do negócio.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A estratégia para ampliar mercado em território catarinense passa por duas frentes: parcerias com investidores dispostos a apostar no ramo hoteleiro com a construção de novos empreendimentos – o Plaza entraria com o estudo de viabilidade, a bandeira e a gestão – e prospecção de hotéis independentes, geralmente de origem familiar e sem ligação com grandes redes.
Neste último caso, o Plaza pode considerar aquisições, revela Schmidt, embora o plano inicial seja, também, algum tipo de parceria com os proprietários. Embora não cite nomes, o executivo diz que já há conversas iniciais para gestão de empreendimentos de terceiros, inclusive com uma operação “pé na areia”.
Como parte do plano, a rede também está preparando o lançamento de uma nova bandeira hoteleira, complementar ao Plaza, mas com foco em operações menores. Isso abriria caminho para o grupo ampliar sua capilaridade e chegar a mais cidades do Estado, diz Schmidt, em modelo semelhante ao de uma franquia.
Continua depois da publicidade
— A bandeira pode gerar valor agregado aos investidores — acredita o diretor.
O executivo acredita que o know-how do Plaza é um trunfo na estratégia. Ele cita como exemplo o atual Plaza Barra, do Rio de Janeiro. O grupo assumiu a gestão do empreendimento em 2018 e ampliou os níveis de ocupação, que estavam baixos, para 88%.
Em Santa Catarina o Plaza mantém um hotel no Centro de Blumenau e um resort em Santo Amaro da Imperatriz. Ambos os empreendimentos recentemente receberam melhorias na infraestrutura, com investimento da rede acima de R$ 5 milhões.
Leia mais
Blumenau terá de explicar ao MP contratações para Festival e Concurso da Cerveja
Empresa de SC que planeja investir R$ 1 bilhão compra líder em provador virtual de moda
Empresa pede falência da Ambev, que se manifesta ao mercado
Construtora projeta investimento de R$ 200 milhões em novos prédios em Blumenau
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp