Ficou para o ano que vem a abertura do Museu do Futebol em Blumenau. A necessidade da elaboração de um plano de contingência – que ainda está sendo desenvolvido – em caso de enchentes acabou empurrando a inauguração mais para frente. A exposição ficará em uma área no subsolo do Ginásio do Galegão sujeita a inundações se o nível do Rio Itajaí-Açu atingir a casa dos 11 metros.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
O cuidado se justifica diante do enorme prejuízo que uma cheia poderia causar no maior acervo do esporte das Américas – ninguém quer que a água do rio danifique camisas, fotografias, chuteiras e bolas históricas. Curador da exposição, o pesquisador Jules Soto diz que a elaboração desse plano é hoje um dos principais desafios para avançar com o projeto.
Fora isso, a maior parte do mobiliário já foi adquirida e o acervo permanece guardado em local seguro. Diante do trabalho que ainda precisa ser feito, Soto não estima mais uma data de inauguração. Mas diz que gostaria de ter a exposição aberta pelo menos até a Oktoberfest de 2023. Havia até o desejo de ter algo a mostrar na edição deste ano da festa, mas o tempo apertou.
Pelo projeto inicial, o museu contemplará todas as principais competições internacionais de futebol – Copa do Mundo, Copa América e Eurocopa, por exemplo –, com rico acervo composto por mais de 40 mil itens. O espaço também terá uma área dedicada a valorizar o esporte regional. A infraestrutura de apoio inclui ainda bar, cafeteria e loja. O prazo de concessão é de 20 anos.
Continua depois da publicidade
Por conta da casa
Enquanto ainda se prepara para abrir o novo Museu do Futebol, o instituto responsável pela exposição se ofereceu para restaurar troféus conquistados pelo esporte de Blumenau em competições oficiais. O acervo está guardado no Galegão e agora recebe os devidos cuidados. Segundo Jules Soto, é uma cortesia oferecida à cidade.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram
Acesse também
Globo Repórter destaca águas de SC que aliviam dores e também revela o poder da ciência
Dinheiro do governo de SC foi insuficiente para melhorar condição geral das BRs, aponta estudo
Cartões-postais de Blumenau viram desenho em animação de Natal; veja vídeo
Nova praça turística de Blumenau será inaugurada no fim de semana