Paris não desperdiçou os holofotes. Diante de uma audiência de milhões de pessoas ao redor do mundo, a capital francesa aproveitou a abertura dos Jogos Olímpicos para mostrar o que tem de melhor. A cerimônia realizada nesta sexta-feira (26) acabou se tornando um verdadeiro passeio de luxo pela “Cidade Luz”.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Foi uma grande quebra de paradigmas – nunca antes a “largada” olímpica havia ocorrido fora de um estádio fechado. Ao levar a cerimônia para as ruas, Paris deu visibilidade aos seus monumentos históricos, à arquitetura secular e algumas de suas grandes atrações turísticas, como a Catedral de Notre-Dame, o Arco do Triunfo e o Museu do Louvre, entre outras.

Veja como foi a cerimônia de abertura de Paris 2024

A entrada das delegações de mais de 200 países a bordo de barcos que navegaram pelo Sena foi uma amostra de como grandes cidades podem e devem integrar rios e aspectos naturais ao cotidiano – uma lição que mereceria especial atenção do Vale do Itajaí. Um espetacular show de luzes na Torre Eiffel coroou a cerimônia ao anoitecer de Paris.

Continua depois da publicidade

Referências à cultura, à moda e à gastronomia local também estiveram presentes na programação, que ainda fez alusão à Revolução Francesa e ao tripé “liberdade, igualdade e fraternidade”, valores especialmente incorporados nessa edição dos Jogos.

Nem tudo, porém, foi perfeito. Ao “espalhar” a programação, a cerimônia parece ter feito sentido só para quem estava assistindo tudo pela televisão, onde a transição de imagens garantia uma sequência lógica das atrações – algo que quem esteve lá presencialmente não viu.

A chuva torrencial em alguns momentos também não colaborou e apagou um pouco do brilho pretendido pela organização. O mau tempo, no entanto, era um risco medido pela proposta. Apesar de tudo, a abertura de Paris 2024 ficará marcada na história pela ousadia. Foi uma aula de como vender turismo, mesmo que o ineditismo não esteja imune a contratempos.

Veja fotos da cerimônia de abertura de Paris 2024

Continua depois da publicidade

Leia mais

Blumenau terá de explicar ao MP contratações para Festival e Concurso da Cerveja

Empresa de SC que planeja investir R$ 1 bilhão compra líder em provador virtual de moda

Empresa pede falência da Ambev, que se manifesta ao mercado

Construtora projeta investimento de R$ 200 milhões em novos prédios em Blumenau

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp