A pandemia do novo coronavírus alterou o calendário do Entra21, tradicional programa de formação de mão de obra na área de tecnologia promovido pelo Blusoft em Blumenau. As aulas, que costumam iniciar em abril, em 2020 começaram apenas em julho. Os cursos – neste caso classificados como livres, autorizados a funcionar – geralmente têm seis meses de duração, mas nesta edição terão oito pela necessidade de dividir os alunos em um número maior de turmas, para evitar aglomerações. A formatura ficará para fevereiro de 2021, diz o coordenador Sergio Tomio.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
A abertura oficial desta edição acontecerá na próxima terça-feira (21). Será um evento igualmente atípico, totalmente online, com a presença (virtual) do prefeito Mario Hildebrandt. Integrantes do governo do Estado também são esperados. Cerca de 350 alunos foram selecionados e receberão capacitação gratuita em áreas como informática, programação, línguas, educação financeira e desenvolvimento humano.
O orçamento necessário para botar a iniciativa de pé é de R$ 1,75 milhão, recursos encaminhados que virão da prefeitura de Blumenau, do governo do Estado e de patrocinadoras.
Se em anos anteriores conseguir esse dinheiro já era um desafio, em 2020 ficou tudo ainda mais difícil. Algumas empresas chegaram a sinalizar que suspenderiam o aporte, mas foram convencidas a mantê-lo. A área de tecnologia, argumentou Tomio, sofreu menos na pandemia e será fundamental na retomada do desenvolvimento econômico e para a geração de emprego no pós-pandemia.
Continua depois da publicidade
Em 15 anos, o Entra21 já formou mais de 4,3 mil alunos, a grande maioria de baixa renda, com cursos de tecnologia e comunicação.
Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.