Pais e tutores de Blumenau estão dispostos a gastar bastante com o material escolar dos pupilos neste ano. Pelo menos é o que indica uma pesquisa divulgada pela Fecomércio-SC. O desembolso médio previsto chega a R$ 325,91, o maior índice do Estado – cuja média ficou em R$ 286,53 –, considerando as sete cidades onde os responsáveis pelos alunos foram consultados.

Continua depois da publicidade

Uma das explicações para a alta despesa pode estar no fato de, em Blumenau, 67% dos filhos participarem das compras, também a maior taxa do Estado, conforme a pesquisa. Como se sabe, materiais escolares com estampas de personagens de desenhos, que criam maior apelo entre os pequenos, são mais caros. Na cidade, 59,7% dos entrevistados disseram que os filhos acabam influenciando na compra.

Ainda conforme o levantamento, a compra do material escolar na grande maioria das vezes (89,3% no caso de Blumenau) ainda é feita pelas mulheres. Apenas 25,7% informaram já terem adquirido os itens que serão usados pelos filhos no ano letivo e 34,3% consideraram que a escola solicitou algo que não considerou pertinente.