O matemático Giuseppe Janino, ex-secretário de tecnologia da informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2006 e 2021, estará em Santa Catarina para uma agenda restrita. Apelidado de “pai da urna eletrônica”, por ter sido coautor do projeto do equipamento que digitalizou as eleições no Brasil, ele é um dos palestrantes já confirmados do TEDxBlumenau Democracia, marcado para o dia 1º de junho no Teatro Carlos Gomes.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Com diversos prêmios na carreira, Janino hoje atua como consultor internacional em eleições digitais e identificação biométrica. Para além do feito do projeto que trouxe mais segurança para as votações e ajudou a acelerar a apuração dos resultados, o ex-servidor do TSE teve o nome mais lembrado recentemente diante da onde de ataques, com acusações nunca comprovadas, que questionam a confiabilidade do sistema.
Janino integrará uma programação que vai discutir os desafios e os caminhos da democracia. Além dele, estão confirmados os nomes de Nedina Yawanawa, ativista reconhecida por defender a presença dos povos indígenas em discussões sobre clima e governança; Drica Guzzi, cofundadora do Vote Nelas, movimento que valoriza a presença das mulheres na política, e do 72horas.org, plataforma de educação política; e Flávia Gasi, jornalista especializada no universo dos jogos eletrônicos e editora do Garotas Geeks.

O evento é restrito porque a plateia, com pouco mais de 100 pessoas, é escolhida pela própria organização. Quem tiver interesse em acompanhar os palestrantes precisa preencher até o dia 26 de abril um formulário com oito perguntas, disponível neste link. A seleção será feita de forma anônima com base nas respostas.
Continua depois da publicidade
Blumenau é uma das sete cidades do mundo e a única da América Latina a receber uma programação idealizada pelo TED, um dos principais eventos para o compartilhamento de ideias do mundo, para falar especialmente sobre democracia. A mobilização na cidade, com programações que acontecem desde 2015, envolve mais de 50 voluntários.
Leia também
Obra que vai mudar a cara da Vila Germânica em Blumenau ganha data de lançamento
Quais serão os shows nacionais do camarote da Oktoberfest Blumenau 2024
Juiz dá prazo para gigante têxtil de SC apresentar cronograma de pagamento de dívidas
Projeto para quintuplicar produção de energia em usina centenária avança em Blumenau
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp