A prefeitura de Blumenau já finalizou a formatação de um novo pacote de concessões e parcerias público-privadas para exploração de bens públicos. São pelo menos 15 projetos que somam investimentos em torno de R$ 250 milhões e que devem ser anunciados na próxima semana.

Continua depois da publicidade

Trata-se da terceira e última fase da reforma administrativa proposta pelo prefeito Mario Hildebrandt (sem partido). O Executivo aguarda a aprovação da segunda etapa, que extingue fundações e autarquias, na Câmara de Vereadores para então apresentar essas medidas em detalhes.

O foco maior da administração municipal é melhorar a prestação do serviço na ponta. Há um entendimento interno de que o poder público não tem mais condições de bancar e nem garantir um serviço de mais eficiência em determinadas áreas.

Algumas intenções de concessões já anunciadas pela prefeitura, caso dos cemitérios públicos, da Área Azul, do pátio do Seterb e do mercado público municipal, além de praças, estarão no pacote. A rodoviária e o Aeroporto Quero-Quero também surgem como alternativas.

Continua depois da publicidade