A tão esperada sede própria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Blumenau deu mais um passo para sair do papel. O governo federal incluiu no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) recursos para a aquisição de um campus próprio da UFSC na cidade. A versão “universidades” do PAC prevê aportes superiores a R$ 5 bilhões em todo o país.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A UFSC já tem o imóvel mapeado: trata-se das antigas instalações da Uniasselvi na Rua Engenheiro Udo Deeke, em frente ao Terminal Aterro. A federal, aliás, já ocupa parcialmente o espaço, com contrato de locação. O espaço abriga parte da estrutura administrativa da universidade. Os pouco mais de mil alunos, entre graduação e pós, ainda estudam principalmente no prédio na Rua João Pessoa, na Velha, e só devem se mudar para o novo campus no ano que vem.
Segundo Adriano Péres, diretor da UFSC em Blumenau, a expectativa é que a federal seja contemplada com um valor próximo a R$ 40 milhões. A quantia, segundo ele, é condizente com o preço pedido pelos proprietários para a venda – o imóvel pertence à família Tafner, fundadora da Uniasselvi. O recurso não estava inicialmente previsto no Novo PAC, mas houve uma atualização no projeto, fruto também de articulação política nos bastidores.
— Foi uma grata surpresa. A gente tinha solicitado a inclusão dessa compra no PAC — diz Péres.
Continua depois da publicidade
Na reta final de 2023, a UFSC assinou um contrato de locação do imóvel válido por 60 meses, mas já indicava, nas negociações, o interesse futuro na compra. O espaço, que ainda passa por algumas pequenas reformas, soma quase 14 mil metros quadrados de área construída, incluindo três edificações: uma de dois pavimentos, outra de cinco e o Teatro Michelangelo, além de cerca de 400 vagas de estacionamento.
— Nós precisamos de uma sede própria. Estamos há 10 anos na cidade e sempre pagando aluguel — justifica o diretor.
Apesar das boas novas, ainda não se sabe quando e se o recurso virá de fato. Segundo Péres, a expectativa é que os aportes do PAC sejam feitos ao longo de um período de três anos. Além de Blumenau, a UFSC também deve ser contemplada com recursos para instalações da universidade em Florianópolis.
Veja fotos do imóvel mapeado pela UFSC
Continua depois da publicidade
Leia também
Tradicional padaria de Blumenau fecha as portas após mais de 30 anos
“Shopping da beleza” vai abrir quarta loja em SC, a primeira em Blumenau
Rivalidade por Concurso e Festival da Cerveja cria situação inusitada em feira de SP
Liminar impede que Ablutec use as marcas do Concurso e Festival da Cerveja
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp