A Rua XV de Novembro é a que mais irá sentir os impactos da nova Área Azul de Blumenau. A principal via comercial da cidade concentra, proporcionalmente, o maior número de vagas de estacionamento rotativo: são 128. Como antecipou nesta segunda-feira (2) o colega Evandro de Assis, a reformulação do sistema vai incluir a instalação de sensores eletrônicos que ajudarão a Secretaria de Trânsito e Transportes a fiscalizar o uso dos espaços.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Ao todo, a Área Azul de Blumenau conta hoje com 1,4 mil vagas espalhadas em 32 endereços (veja na tabela abaixo), principalmente na região central da cidade. Com o novo sistema, a empresa vencedora da licitação terá de implantar, em um prazo de seis meses contados a partir da ordem de serviço, mais 1.085 vagas adicionais, elevando o total para 2,5 mil. Os locais ainda serão definidos.

O município publicou ainda na segunda-feira a licitação que vai definir a empresa responsável por tirar o estacionamento rotativo da idade da pedra – tudo ainda funciona na base do papel. As propostas dos interessados serão conhecidas já no dia 12 deste mês.

O edital prevê, além da instalação dos sensores, a possibilidade de pagamento por PIX e cartões de crédito e débito, além de dinheiro vivo. O motorista poderá regularizar a situação do veículo por um aplicativo no celular, em parquímetros ou em lojas conveniadas, que também venderão créditos para o sistema. A Seterb trabalha com a possibilidade de cadastrar pelo menos 100 pontos de venda.

Continua depois da publicidade

O valor anual máximo a ser pago à empresa que ficar responsável pela digitalização da Área Azul será de R$ 6 milhões. A quantia tem como base a média de quatro orçamentos prévios encomendados pela prefeitura. O contrato é válido por um ano, mas pode ser prorrogado para até cinco. Neste caso, a remuneração poderia chegar a até R$ 30 milhões.

Os valores das tarifas serão definidos antes do início da operação, mas a análise já está adiantada, diz o secretário Alexandro Fernandes.

Vagas de Área Azul em Blumenau
https://www.datawrapper.de/_/nT3tm

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também

Produtos criados por alunos rendem inédito pagamento de royalties à Furb

Revitalização da Rua XV de Novembro em Blumenau vai incluir transversais​​

Fechado há 10 anos, antigo galpão da Expofair em Blumenau terá novo destino

As fábricas de Santa Catarina que passaram dos 100 anos e continuam ativas

Casarão antigo de Blumenau é reformado e vai virar minicentro comercial