A caráter, de traje típico germânico, Jair Renan, o filho zero-quatro da família Bolsonaro, movimentou os bastidores da cerimônia de abertura da Oktoberfest Blumenau na noite desta quarta-feira (4) e por pouco não provocou uma saia-justa com a organização da festa. É que o empresário Emilio Dalçoquio, um dos expoentes locais do bolsonarismo, tentou colocá-lo de última hora no palco ao lado de outras autoridades. O pedido foi negado.

Continua depois da publicidade

Oktoberfest Blumenau 2023 é suspensa por risco de enchente

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A situação só não ganhou contornos de tensão porque, após a negativa, não houve insistência pelo palanque. Fontes da prefeitura ouvidas pela coluna disseram que nenhum pedido formal para chamar Jair Renan ao palco chegou com antecedência aos órgãos oficiais de comunicação. Ficou a impressão de uma tentativa despretensiosa, que poderia ou não dar certo.

Veja fotos da 1ª noite de Oktoberfest Blumenau

Todas as imagens foram feitas pelo repórter fotográfico Patrick Rodrigues, do NSC Total. Confira:

Continua depois da publicidade

Abertura da Oktoberfest Blumenau 2023 tem alegria pensada para ser comedida

Apesar de não ter subido ao palco, onde estava o senador Jorge Seif (PL) – para quem trabalha –, Jair Renan foi prestigiado. Acompanhado de Dalçoquio, ele participou do desfile dentro da Vila Germânica em um dos brinquedos da Planetapeia e mais tarde bateu ponto no camarote institucional da prefeitura, onde chegou a conversar com o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos).

Reincidente

Esta não é a primeira tentativa frustrada de Jair Renan de subir no palanque de um grande evento em Santa Catarina. Vestido de gaúcho, ele foi barrado, no dia 24 de setembro, do palco do encerramento da Semana Farroupilha em Balneário Camboriú. Naquela ocasião, novamente Dalçoquio foi quem tentara emplacar o aliado.

Como informou a colega Dagmara Spautz, o Ministério Público está de olho em aparições de Jair Renan como autoridade em eventos públicos, ao lado de políticos. Um procedimento inclusive avalia a regularidade da “presença VIP” do zero-quatro nesse tipo de cerimonial.

Leia também

Varejista investe R$ 34 milhões e abre 130 empregos na 61ª loja em SC

Com bênção de Bolsonaro, prefeito do Vale se filia ao PL

Blumenau vai contratar novo empréstimo milionário para obras

Vai ter desfile? Oktoberfest Blumenau tem “plano B” se chuva continuar

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp