A eleição da nova realeza da Oktoberfest Blumenau neste domingo (27) encerrou a 39ª edição de uma festa que tem motivos de sobra para comemorar – e algumas razões para se atentar. O trauma de 2023, quando, em uma decisão sem precedentes na história, a programação foi suspensa duas vezes por causa de enchentes que afetaram a cidade, está devidamente superado. Apesar da chuva que esfriou o início do evento, com o cancelamento do desfile inaugural e público aquém do esperado nos três primeiros dias, a Oktober demonstrou fôlego ao longo de outubro e reafirmou seu papel de maior evento cultural de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região no nosso canal do WhatsApp

Em 2024, passaram pelos pavilhões da Vila Germânica 579.222 pessoas, cerca de 125 mil a mais do que na atípica e comprometida edição do ano passado (em torno de 454 mil visitantes). Este número ficou abaixo da histórica festa de 2022, quando 634.701 visitantes estiveram na Oktoberfest Blumenau depois de dois anos de folia represada por causa da crise da Covid-19. Ainda assim, o público ficou acima do visto em 2019 (576.560) e da média da última década (536.211), desconsiderando 2023.

Com exceção de alguns poucos dias, o clima ajudou e permitiu que cinco dos seis desfiles programados para a Rua XV de Novembro ocorressem – eles sempre são uma espécie de termômetro do público da Oktoberfest Blumenau. Dentro da Vila Germânica, boa parte dos lojistas e estandes de comida e chope celebraram boas vendas. O aparato tecnológico de última geração da segurança reduziu ocorrências de crimes e transtornos a índices pífios para uma festa deste porte e a limpeza, como nos últimos anos, não deixou a desejar.

Grande novidade para 2024, o boulevard construído pela Ambev foi também o responsável pelo momento de maior apreensão da festa neste ano. Na última quinta-feira (24), um pedaço do forro da recém-inaugurada estrutura se desprendeu após a passagem de um forte temporal pela cidade. O incidente deixou três pessoas feridas, sem gravidade. Parte da praça de alimentação precisou ser isolada para o conserto. A repercussão nacional do caso provocou apreensão na organização, mas a crise foi gerenciada e não afetou o comparecimento de um grande público nos dias seguintes.

Continua depois da publicidade

Algumas goteiras dentro da Vila Germânica e as longas filas nos banheiros femininos em horários de pico – este um desafio histórico – são outros fatores de atenção para a organização. Não existe, por outro lado, um evento deste tamanho 100% livre de problemas. O saldo que fica é altamente positivo. A extensa variedade do cardápio, a decoração, a instalação de uma praça de alimentação fixa com o novo boulevard – apesar do susto – e a sensação de segurança foram pontos altos da Oktoberfest.

Os números finais desta edição ainda serão fechados, mas tudo indica, e a julgar pela quantidade de patrocinadores presentes, que a Oktoberfest Blumenau repetirá em 2024 o sucesso comercial, financeiro e de crítica.

Veja fotos da escolha da realeza da Oktoberfest Blumenau 2025

Leia também

Almeida Junior planeja construção de segundo prédio em Balneário Camboriú

A corrida contra o tempo para terminar a nova Prainha em Blumenau

FOTOS: Os carros alegóricos que prometem encantar os desfiles de Natal em Blumenau

Procurador-geral do governo Mário Hildebrandt vai trocar Blumenau por Gaspar