A Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau estuda mexer na composição de banheiros da Vila Germânica para a Oktoberfest deste ano, abrindo mais espaço para as mulheres. Parte do que hoje é banheiro masculino deve ser transformada em banheiro feminino. Será uma tentativa de amenizar as filas formadas por elas, um gargalo que sempre se repete não apenas neste evento. Quem passou pelo Festival Brasileiro da Cerveja na sexta-feira e no sábado passados constatou o mesmo problema.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Hoje o complexo tem 10 conjuntos de banheiros. São 109 vasos sanitários femininos e 61 masculinos – mas, no caso dos homens, há as calhas de mictório que ampliam a capacidade. Na prática, a estrutura disponível é similar para ambos os gêneros. Não existe, ao menos em um primeiro momento, previsão de construção de novos banheiros, mas de uma readequação, com alteração da proporção. 

Para o secretário Marcelo Greuel, essa divisão semelhante já não faz mais sentido por dois motivos. Primeiro: o público feminino é maioria na festa (58%). Segundo: as mulheres, constatou a direção da Vila Germânica, ficam em média 4 minutos e 50 segundos no banheiro, enquanto os homens levam somente 50 segundos.

Além da provável mudança, a Oktoberfest Blumenau deste ano terá novamente um lounge feminino ao lado da praça de alimentação.

Continua depois da publicidade

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também

Novo condomínio em Blumenau com 250 apartamentos está em análise na prefeitura

WEG planeja investimento milionário para ampliar fábrica de Blumenau

Negócio que envolve sede própria da Câmara de Blumenau esbarra em conselho

Honda monta fábrica em Santa Catarina

Havan capta R$ 550 milhões em primeiro movimento no mercado de capitais​

Venda de empresa de TI de Blumenau pode sair por mais de R$ 600 milhões

Rede de lojas vai fechar unidade em Blumenau e culpa alta de custos

Retirada de decoração revela “tesouro” escondido na Vila Germânica em Blumenau