A Oktoberfest Blumenau pode ter um número ainda maior de cervejarias artesanais do Vale Europeu a partir deste ano. A quantidade de pontos de venda reservados a marcas da região dentro da Vila Germânica não mudará em relação à edição de 2022 – seguem sendo oito estandes. A diferença é que empresas locais poderão dividir um mesmo espaço.

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Licitação publicada nesta terça-feira (18) pela prefeitura permite a formação de consórcios de duas empresas para a disputa de sete pontos de venda espalhados pelos setores 1, 2 e 3 da Vila Germânica. Na prática, isso permitiria que até 14 cervejarias participem da festa nestes espaços. O oitavo estande ficará restrito a um consórcio de cinco microcervejarias, novidade já implantada em 2022.

Com a brecha, a Oktoberfest Blumenau pode ter até 19 cervejarias da região, o que representaria um novo recorde. Em 2022, 12 marcas locais participaram do evento. A ocupação dos estandes por até duas empresas, no entanto, é uma opção, e não regra. Isso vai depender de conversas internas entre os cervejeiros até o dia 2 de agosto, quando serão conhecidas as propostas.

Pelas regras do edital, a cervejaria ou consórcio poderá disputar todos os pontos de venda reservados às artesanais, mas ocupar somente um deles – os maiores lances terão prioridade na escolha. Os contratos valerão por duas edições da Oktoberfest e outras duas edições da Sommerfest ou do evento que substituir a tradicional festa de verão no primeiro trimestre. Assim como no ano passado, é obrigatória a opção de chope sem álcool nos estandes.

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Valores

A expectativa da Vila Germânica é que, juntas, as cervejarias artesanais desembolsem pelo menos R$ 1 milhão somente para terem o direito de participar da Oktoberfest Blumenau. A pedida é baseada na soma dos lances vencedores da edição de 2022 (R$ 484,5 mil) multiplicada por dois, já que a licitação de agora valerá também para 2024, com correção da inflação.

Os seis pontos espalhados pelos setores 1 e 2 serão mais caros porque também devem estar disponíveis para a programação de Natal. Dois deles, aliás, poderão ter um mezanino para ações institucionais e de relacionamento das cervejarias, uma novidade do edital. Os espaços, no entanto, não poderão funcionar como camarotes com venda de ingressos.

Demanda

No início do ano, cervejarias da região se juntaram em um movimento que defendia uma Oktoberfest artesanal, somente com marcas locais. As empresas pediam mais espaço na festa. Apesar da mobilização, a prefeitura bateu o pé e manteve o modelo, abrindo concorrência para multinacionais. No fim, a Ambev acabou levando a disputa com a Heineken.

Apesar de ter mantido a mesma quantidade de pontos de venda para as artesanais, a prefeitura abriu a possibilidade de ampliar a diversidade de marcas ao liberar a formação de consórcios para estandes. Isso, de certa forma, é uma resposta ao segmento local, mas longe de ser considerada a ideal pelas empresas da região por causa da eventual divisão de receitas.

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Aliás

O ponto destinado às microcervejarias restringe a participação a empresas que tenham fábrica em Blumenau. Em 2022, o grupo teve duas marcas de Timbó – Borck e Berghain. A prefeitura defende que a medida está alinhada ao desenvolvimento da cultura cervejeira local, sustentada pelo fato de a cidade ser a capital brasileira da bebida.

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