A organização da Oktoberfest Blumenau vai anunciar nesta segunda-feira (18) que a edição deste ano teve lucro, mesmo após ter sido castigada pelas enchentes. O superávit, no entanto, será menor que em anos anteriores, apurou a coluna. Os números do balanço ainda estavam sendo finalizados na sexta (15).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
As fortes chuvas que atingiram toda a região em outubro comprometeram o cronograma da maior festa alemã das Américas. Com risco de inundação da Vila Germânica, a Oktoberfest foi suspensa entre os dias 6 e 10 daquele mês e novamente no dia 12.
Mesmo quando as portas estiveram abertas, o clima desfavorável atrapalhou a programação de muita gente, principalmente turistas. Vários desistiram da viagem e tiveram que pedir reembolso de ingressos.
A edição deste ano recebeu 454.285 pessoas, queda de 28% em relação ao público de 2022, que foi de 634.701 visitantes. Com menos gente, o consumo também caiu.
Continua depois da publicidade
Apesar disso, a arrecadação final com permissões de vendas – como cervejarias e restaurantes da praça de alimentação – e patrocinadores foi maior, apurou a coluna.
Aliás
O lucro que será anunciado nesta segunda é da organização da festa e não inclui o resultado de fornecedores que pagaram para estar na Oktoberfest Blumenau. Vários deles, em função das chuvas e da queda do público, acabaram vendendo menos em 2023.
Leia também
As cidades de SC que mais cresceram no PIB e as que ficaram mais pobres
Detalhe põe em xeque argumento usado para aumentar salários dos vereadores de Blumenau
Vale do Itajaí cresce acima da média de SC e amplia vantagem para o Norte no ranking do PIB
Prédio do Neymar em Itapema tem triplex de tirar o fôlego à venda por R$ 40 milhões
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp