A menos de dois meses da abertura da tão esperada 37ª edição, a Oktoberfest Blumenau já contabiliza a venda antecipada de quase 30 mil ingressos, um volume recorde para agosto. A carga representa cerca de 10% do total de bilhetes vendidos em 2019, segundo a administração da Vila Germânica. Há três anos o evento reuniu 576,5 mil visitantes, mas uma parte do público entrou de graça – seja pelo uso de traje típico, por dias com catracas liberadas ou cortesias.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
O diretor-geral da Vila Germânica, Guilherme Guenther, diz que a quantidade não chega a surpreender. Ele lembra que o setor de eventos vem de um período de demanda reprimida, provocada pela pandemia. Guenther também observa que é o público de fora quem geralmente antecipa a compra do ingresso. O blumenauense e os moradores da região, acrescenta, deixam para fazer a compra mais próximo da data.
— A gente de fato imagina que será um evento histórico em termos de movimentação — projeta.
Internamente, fala-se em uma estimativa de até 50 mil pessoas na abertura, em 5 de outubro, data em que a entrada é gratuita. O volume, se confirmado, seria quase equivalente ao de um sábado, um dia tradicionalmente de mais movimento nos pavilhões da Vila Germânica.
Continua depois da publicidade
Segurança
A expectativa de bom público, por outro lado, desperta a atenção da comissão responsável pela segurança da Oktoberfest Blumenau. O grupo se reuniu na tarde desta sexta-feira (12) para tratar do assunto.
No encontro, a Polícia Militar pediu reforço do efetivo que vai atuar na festa. O ideal seriam cerca de 130 agentes, um crescimento em torno de 20% em relação a 2019.
Outras medidas também já estão definidas. Haverá um número maior de câmeras de monitoramento instaladas pela Vila Germânica. Além disso, agentes de segurança terão câmeras acopladas no corpo.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram
Continua depois da publicidade
Leia também
Blumenau analisa condomínio de 480 apartamentos na rua da Hemmer
Tupy busca recursos para financiar compra milionária de empresa
Os carros usados que o blumenauense mais procura na internet – e os que ele mais compra
Portobello investe R$ 100 milhões e tem receita e lucro maiores no 2º trimestre
As marcas de SC que estão no ranking das 100 mais valiosas do Brasil
Parque Beto Carrero cita Blumenau como exemplo ao criticar prefeitura de Penha
Fábrica de gaitas de Blumenau preserva há quase 100 anos o legado pioneiro da família Hering