Ao eleger Egidio Ferrari (PL) prefeito em primeiro turno, a maior parte do eleitorado de Blumenau deixou um recado nas urnas neste domingo (6): está satisfeito com o atual grupo político que comanda a cidade. De nada adiantou a oposição ter passado a campanha martelando problemas no transporte coletivo, no abastecimento de água, nas filas para consultas e exames de saúde e na falta de vagas em creches. A pregação por renovação não colou.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Essa percepção se confirma também na baixíssima renovação no Legislativo. Onze dos 14 vereadores que buscavam reeleição garantiram mais quatro anos de Câmara – veja aqui a lista dos eleitos. Considerando que Egídio Beckhauser (Republicanos) se elegeu em 2020, mas teve o mandato cassado, a reformulação é ainda menor.

Confira outras apurações em tempo real no NSC Total

As únicas novidades no parlamento municipal ficaram por conta de Bruno Win (Novo), Jean Volpato (PT) e Flavinho (PL). São três estreantes em cargos eletivos que trazem ares de juventude à Câmara – eles têm 37, 32 e 31 anos, respectivamente – mas que, a julgar pelos partidos, terão perfis de atuação política bem distintos.

Continua depois da publicidade

Veja fotos da comemoração neste domingo

Em primeira análise, os resultados consagram a gestão Mario Hildebrandt (PL). A definição em primeiro turno não apenas chancela a boa avaliação do atual prefeito como também afasta um incômodo. Em 2022, ele pediu votos a Carlos Moisés e André Espezim para governador e deputado federal, respectivamente. Moisés sequer foi ao segundo turno e Espezim passou longe de uma vaga na Câmara.

No aspecto regional, a constatação mais evidente é o fortalecimento do PL, do discurso conservador e do projeto de reeleição do governador Jorginho Mello (PL), que varreu a maior parte das principais cidades do Vale do Itajaí. A sigla elegeu, além de Blumenau, prefeitos em Gaspar (Paulo Koerich), Indaial (Silvio César da Silva), Timbó (Flávio Buzzi), Pomerode (Rafael Ramthun), Itajaí (Robison Coelho) e Itapema (Alexandre Xepa).

É uma consolidação relevante na região com o maior colégio eleitoral do Estado.

Como foi a votação em Blumenau

  • Delegado Egidio (PL): 51,40%, 95.075 votos
  • Odair Tramontin (Novo): 30,26%, 55.968 votos
  • Ana Paula Lima (PT): 15,72%, 29.071 votos
  • Ricardo Alba (Podemos): 1,83%, 3.383 votos
  • Rosane Martins (PSOL): 0,81%, 1.490 votos

Continua depois da publicidade

Outras apurações em tempo real

O NSC Total faz apuração em tempo real das Eleições 2024 em 6 de outubro. A ferramenta atualiza a disputa voto a voto em todas as cidades de Santa Catarina e do Brasil assim que dados são computados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A página traz ainda os números de todos os candidatos e informações completas de todos os concorrentes nas eleições municipais.