Um espaço de contemplação ao Rio Itajaí-Açu, com ponto de encontro para pessoas, estímulo a práticas náuticas e píeres flutuantes. Este é um esboço inicial do que deve prever o projeto de revitalização do antigo porto de Blumenau, nos fundos da Praça Hercílio Luz.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Depois de anunciar a intenção de restaurar a área no Centro Histórico, a prefeitura agora quer usar recursos do Fundo Municipal de Planejamento Urbano para bancar os projetos executivos da obra. A liberação do dinheiro será deliberada em reunião nesta quarta-feira (14). Com o provável aval, uma licitação para contratação do serviço deve ser lançada.

Além de recuperar e preservar a memória de um ponto histórico, de onde os primeiros imigrantes alemães desembarcaram, a intervenção tem mapeada uma conexão para pedestres e ciclistas que ligará a Rua Itajaí, o porto e a futura Rosenplatz, a Praça das Rosas.

Os projetos executivos e paisagísticos incluirão mobiliário urbano e iluminação pública, além de um espaço lúdico para crianças e dois píeres flutuantes que possam ser usados em diferentes variações de níveis do Itajaí-Açu. Um será de uso exclusivo do Clube Náutico América e o outro aberto ao público.

Continua depois da publicidade

A muralha de pedra existente no local também será restaurada. Outras intervenções previstas incluem uma área com guincho e olhal para o desembarque de barcos, lanchas e jet skis e a construção de uma arquibancada para contemplação da paisagem.

Todo o projeto vai abranger uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados. Só a elaboração dos projetos de engenharia e arquitetura tem um custo estimado em R$ 250 mil. Uma proposta mais antiga, elaborada no início dos anos 2000, será usada como base neste trabalho.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também​

Por que a Oktoberfest Blumenau precisou dizer não a patrocínios

Turismo de Blumenau é fiel à história da cidade ao lembrar das enchentes

Blumenau estuda ampliação da Vila Germânica

​​Dona do shopping Neumarkt retoma projeto de hotel no Centro de Blumenau