Pela segunda eleição seguida Bruno Cunha (Cidadania) se consagrou como o vereador mais votado de Blumenau. Mas uma comparação entre os pleitos de 2020 e 2024 revela que o campeão de votos teve um crescimento menor nas urnas do que a maioria dos colegas do novo parlamento municipal (veja na galeria abaixo).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Cunha somou 959 votos a mais neste ano em relação a 2020, um crescimento de 19,6%. Outros cinco nomes, por outro lado, mais do que dobraram o resultado: Alexandre Matias (PSDB, 147,2%), Diego Nasato (Novo, 124%), Ito de Souza (PL, 112,6%), Silmara Miguel (PSD, 110,6%) e Marcelo Lanzarin (PP, 106,8%).

O desempenho mais impressionante, porém, foi o de Almir Vieira (PP), que triplicou o número de votos – foram 3,9 mil a mais em 2024. A visibilidade da presidência da Câmara e da interinidade como prefeito em algumas ocasiões, somada a uma bem-sucedida estratégia de impulsionamento de conteúdo nas redes sociais, ajudam a explicar o resultado.

No geral, os 12 vereadores reeleitos – a coluna põe na conta Egidio Beckhauser (Republicanos), eleito em 2020, mas que acabou tendo o mandato cassado – aumentaram a votação em 2024. Há dois fatores que justificam isso. Primeiro: a quantidade de concorrentes à Câmara diminuiu consideravelmente neste ano – foram 183 nomes contra cerca de 330 no pleito anterior. Segundo: o eleitorado aumentou, de 261,7 mil para 265,4 mil.

Continua depois da publicidade

Compare o desempenho dos vereadores reeleitos

Os números de 2024 inspiram análises sobre o futuro político dos vereadores, para além dos quatro anos de mandato na Câmara. Aqueles em curva mais acentuada de ascensão podem vislumbrar uma candidatura competitiva à Assembleia Legislativa ou à Câmara dos Deputados em 2026. Quem cresceu menos talvez tenha que fazer ajustes de rota e trabalhar para ampliar as bases.

Isolado

Chamou a atenção, dentro do Podemos de Blumenau, o fato de a vereadora Cristiane Loureiro ter feito mais votos (3.604) do que o candidato a prefeito pelo partido, Ricardo Alba (3.383). Sinal de que a parlamentar não transferiu o apoio e de que a campanha em chapa pura teve baixa adesão inclusive entre correligionários.

Leia também

Após demissão em massa, fábrica de SC promete presente a quem indicar funcionário

Starbucks fecha loja em shopping de Blumenau

Empresário Antonio Koerich é o escolhido da vez em homenagem da Oktoberfest Blumenau

Quais são as empresas de SC entre as melhores para trabalhar no Brasil em 2024

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp