Uma área no Centro Histórico de Blumenau que já foi a primeira e principal porta de entrada da cidade para os imigrantes alemães nos tempos de colônia se transformará, no futuro, em um novo espaço de lazer e contemplação do Rio Itajaí-Açu.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A prefeitura vai contratar uma empresa para elaborar novos estudos para a revitalização do antigo porto, que ficava nos fundos da Praça Hercílio Luz – onde hoje estão o restaurante Thapyoka, o Museu da Cerveja e o esqueleto do Edifício América. A licitação foi lançada nesta semana e as propostas dos interessados serão conhecidas no dia 25 de setembro.

O projeto contempla uma área de cerca de 10 mil metros quadrados, abrangendo toda a extensão da Rua Horácio Antônio Braun – a via dos fundos da Thapyoka – e fazendo uma ligação para pedestres e ciclistas da Rua Itajaí até a Rosenplatz, a Praça das Rosas ao lado do mausoléu.

Veja fotos do antigo porto de Blumenau

Continua depois da publicidade

A empresa a ser contratada terá de realizar os estudos de engenharia e arquitetura, incluindo os projetos urbanístico, paisagístico, de drenagem e iluminação, usando como base um trabalho já feito no início dos anos 2000. O serviço está estimado em R$ 245,3 mil e será custeado com recursos do Fundo Municipal de Planejamento Urbano.

A ideia da prefeitura é criar uma nova praça de convivência, com área para atracação de barcos, lanchas e motos aquáticas. Também está prevista a instalação de píeres flutuantes para a prática de esportes náuticos, mirantes, decks e uma grande arquibancada para a contemplação do Rio Itajaí-Açu, além de um playground para crianças, tudo isso sem interferir no percurso dos barcos do Clube Náutico América.

“Pensa-se que o projeto de revitalização do antigo porto possa ser um catalisador, o início de um contato mais íntimo da população com o Rio Itajaí, uma possibilidade de que o rio possa ser novamente visto, percebido e vivenciado, uma vez que ele foi um elemento fundamental na composição do imaginário histórico da cidade”, justifica a prefeitura na documentação que acompanha a licitação.

Projeto abrange uma área de cerca de 10 mil metros quadrados no Centro Histórico (Foto: Divulgação)

O trabalho

A elaboração dos projetos vai incluir levantamentos topográfico do terreno, de todos os imóveis vizinhos ao antigo porto e dos acessos previstos. Também deverá ser feita uma sondagem para verificar exatamente em que local está soterrado um antigo muro, que poderá ser reaproveitado. É um trabalho que exigirá cautela, já que serão necessárias escavações.

Continua depois da publicidade

A revitalização do antigo porto faz parte do projeto que prevê a criação de um grande circuito ciliar ao longo do Rio Itajaí-Açu. Também fazem parte deste pacote o restauro do Vapor Blumenau, contemplado na revitalização da Prainha, a reurbanização da Avenida Beira-Rio e a urbanização da Margem Esquerda.

O prazo para a entrega de toda a documentação será de 150 dias a partir da assinatura da ordem de serviço.

Projeto abrange toda a extensão da Rua Horácio Antônio Braun, nos fundos da Praça Hercílio Luz (Foto: Google Street View, Reprodução)

Leia também

Empresa de tecnologia de SC anuncia a 10ª aquisição

Hemmer explica por que a mostarda escura “sumiu” e faz uma promessa

Blumenau define as datas dos desfiles de Natal em 2023; veja o calendário

Construtora lança residencial de mais de R$ 100 milhões em Joinville

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp