A possibilidade de a Oktoberfest Blumenau ter, no futuro, uma cervejaria oficial para cada pavilhão da Vila Germânica abriria caminho para que marcas locais ganhassem mais protagonismo na festa. Mas há um obstáculo para que isso se concretize: os custos envolvidos. O atual modelo econômico da festa exige uma capacidade alta de investimento, muitas vezes inviável para a maior parte das empresas da região.

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O formato de múltiplos patrocinadores já vinha sendo estudado internamente pela prefeitura de Blumenau. A alternativa ganhou força após a recente visita do prefeito Mário Hildebrandt e do secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel, à Oktoberfest de Munique. Como escreveu o colega Evandro de Assis, essa foi uma das características que mais chamou a atenção da comitiva que esteve na Alemanha.

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Implantar este modelo por aqui, no entanto, depende de uma análise de viabilidade mais aprofundada, admite o prefeito. Hoje a cervejaria oficial da Oktoberfest Blumenau paga caro para ostentar o posto. Só pelo direito de explorar o evento, a Ambev desembolsou R$ 2,55 milhões na licitação. Despesas relacionadas a cotas de patrocínios e decoração elevam essa fatura para algo próximo a R$ 10 milhões, segundo estimativas da Vila Germânica. Isso nem inclui o investimento em ações externas de marketing.

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Esse cálculo vale apenas para a edição de 2022. A conta ficaria ainda mais cara em um contrato mais longo, a exemplo da licitação anterior vencida pela Eisenbahn. Em um edital lançado no ano passado, a prefeitura tentou exigir da futura cervejaria a construção de um boulevard na Vila Germânica e de um Museu da Oktoberfest, um vínculo que demandaria investimento superior a R$ 50 milhões ao longo de seis edições. Se nem mesmo as maiores companhias do ramo, que têm poderio financeiro, demonstram interesse na época – nenhuma proposta foi apresentada –, fica difícil imaginar que alguma cervejaria local teria tamanho cacife.

A eventual divisão de pavilhões deve baratear o tamanho do aporte necessário para uma cervejaria da região patrocinar a Oktoberfest Blumenau. Apesar de soar improvável no curto prazo, considerando o modelo financeiro em vigor, só o fato de estar no radar já é motivo para animar o mercado local. Assim como a introdução gradual na festa de cervejas artesanais produzidas no Vale, esta seria uma revolução para se fazer aos poucos.

Aliás

A preocupação da Oktoberfest Blumenau com a capacidade financeira dos patrocinadores se explica por dois motivos: a redução do investimento público necessário para botar a programação de pé e a manutenção da alta rentabilidade. O superávit do evento ajuda a custear outras iniciativas públicas e até mesmo a bancar despesas da estrutura administrativa da Vila Germânica.

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