A futura cervejaria oficial da Oktoberfest Blumenau terá de bancar um grande investimento para fazer jus ao posto. A licitação que a prefeitura está prestes a lançar vai exigir da empresa vencedora a construção de um boulevard na Vila Germânica, segundo o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos). A obrigação se somará a outras habituais, como a decoração dos pavilhões para festa. O edital, praticamente pronto, passa por revisão jurídica e a expectativa é de que o documento seja publicado ainda em janeiro.

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O boulevard deverá ser instalado em frente ao Biergarten, com uma cobertura que invadiria uma das pistas da Rua Alberto Stein. A ideia não é nova, mas ainda não havia garantia de que seria contemplada na nova licitação. A prefeitura chegou a incluir a contrapartida em concorrência lançada em agosto de 2021. O edital também estabelecia que a cervejaria oficial deveria construir um museu para contar a história da Oktoberfest.

Oktoberfest Blumenau descarta mudança de formato inspirada em Munique

A complexidade dos investimentos teria afastado possíveis candidatas e a concorrência, aberta em setembro daquele ano, acabou deserta. Desta vez, a prefeitura decidiu tirar o museu da Oktoberfest do pacote. A reação do mercado na época e análises internas da Vila Germânica sugeriram que a construção do espaço de memória da festa deve ser viabilizada em um projeto à parte da licitação da cervejaria oficial. O modelo ainda está sendo estudado.

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Estrutura a ser implantada em frente ao Biergarten terá cobertura invadindo uma das pistas da Rua Alberto Stein (Foto: Divulgação)

O projeto do boulevard não será muito diferente do que já vinha sendo desenhado. Na prática a estrutura deve funcionar como uma praça de alimentação fixa da Oktoberfest e de outros eventos da Vila Germânica. A cervejaria vencedora da licitação poderá batizá-la com o próprio nome, seguindo o bem-sucedido modelo de naming rights do setor 4, que por anos se chamou Eisenbahn Biergarten.

Outros detalhes da nova licitação são mantidos em sigilo. A coluna apurou, no entanto, que o contrato com a empresa vencedora será de cinco ou seis anos e que será permitida a participação de consórcios. A parceria firmada com a Ambev, válida apenas para a edição de 2022, foi atípica pela conjuntura sanitária imposta pela Covid-19 e o modelo de vínculo mais longo, com uma única empresa, deve ser retomado.

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