A uma semana do início da Oktoberfest, a rede hoteleira de Blumenau vive um dualismo característico desta época do ano: se às sextas e sábados praticamente não há mais quartos disponíveis, nos demais dias da semana a taxa média de ocupação reduz drasticamente, em vários casos para a metade da capacidade. A coluna conversou com gerentes e proprietários de seis estabelecimentos da região central da cidade e arredores. Todos descreveram este mesmo cenário.

Continua depois da publicidade

Não é novidade nenhuma que um dos grandes desafios da festa é melhorar a distribuição do público. Isso já vem acontecendo aos poucos com algumas medidas, como ingressos mais em conta entre domingos e quintas-feiras – a entrada às segundas, vale lembrar, é gratuita. Os hotéis estão praticando estratégia semelhante, diminuindo as taxas de reserva nesses dias.

Naming rights

Prometidos no pacote de concessões da prefeitura de Blumenau, os naming rights dos setores da Vila Germânica já despertam o interesse de investidores, mas as conversas só serão abertas depois do fim da Oktoberfest. É um gesto de consideração com os atuais patrocinadores da festa.