Os números consolidados da edição deste ano da Oktoberfest Blumenau ainda não foram divulgados, mas das estatísticas já conhecidas é possível constatar algo revelador, que ilustra a transformação sofrida pela festa na última década. Desde 2014, o domingo vem se consolidando como segundo principal dia do evento. Perde para o sábado, mas já supera em muito a sexta-feira, invertendo uma lógica que predominou por muito tempo.
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Em 2024, as sextas-feiras de Oktoberfest receberam, em média, 27 mil pessoas. Já aos domingos o público médio chegou a 42 mil visitantes. Uma década atrás, em 2014, as sextas tiveram público médio de 27,8 mil pessoas, contra 22,3 mil nos domingos.
É verdade que o último domingo da festa tem apelos que o tornam diferente das demais datas: catraca gratuita e eleição da nova realeza, fatores que ajudam a explicar a presença de mais gente na Vila Germânica – puxando a média para cima. Por outro lado, isso é um reflexo também do reposicionamento institucional e comercial da festa.

Se antes a Oktoberfest era associada apenas ao chope, hoje há um trabalho intenso de marketing para valorizar outros atributos da cultura germânica, como as danças e a gastronomia.
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A ampliação e a diversificação do cardápio, tanto de comida quanto de bebida, fizeram da festa, também, uma grande praça de alimentação. Para muitas famílias e turistas, a Oktober virou a página de “balada” e se transformou em sinônimo de passeio e almoço aos domingos.
Aliás
Nesta “batalha” entre sextas e domingos na última década, a única exceção foi 2018, mas por um motivo específico: naquele ano, o feriado de 12 de outubro caiu justamente em uma sexta, antecipando a vinda de caravanas de turistas para o fim de semana.
Confira fotos da edição deste ano
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