A julgar pelos comentários de redes sociais, a identidade visual da Oktoberfest Blumenau 2024, apresentada na quarta-feira (28), foi bem recebida e agradou a maior parte do público. Mas em meio aos elogios surgiu um burburinho sobre a composição da arte que gerou um incômodo dentro da prefeitura.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Profissionais de design e publicitários notaram que ícones utilizados no coração que representa elementos da festa são de bancos de imagens disponíveis na internet. O mesmo se aplica à tipologia usada na palavra “Oktoberfest”, que até foi explorada em um evento realizado em 2019 na Índia.

Oktoberfest Blumenau terá e-commerce de produtos oficiais da festa

Um vídeo institucional apresentado pela prefeitura a convidados e jornalistas na quarta, mais tarde reproduzido no Instagram oficial da Oktoberfest Blumenau, destacou “traços à mão” e que esse “lettering” era “exclusivo”. A existência do modelo na web foi questionada por internautas.

Continua depois da publicidade

Base do coração de elementos e tipografia usados no cartaz da Oktoberfest Blumenau deste ano estão disponíveis em bancos de dados online (Foto: Reprodução)


A nova identidade visual foi encomendada junto à agência de publicidade e propaganda Criação, de Florianópolis, com quem a prefeitura mantém um contrato para “planejamento, conceituação, criação e execução” de peças publicitárias e “formas inovadoras de comunicação publicitária”. Pelo serviço, o município pagou R$ 4.255.

O secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel, diz que a Vila Germânica repassou um briefing à empresa pedindo uma arte com características que remetessem à Oktoberfest. Apesar da repercussão, ele afirma estar tranquilo com a situação. Na visão da prefeitura, não haveria ilegalidade, já que esses bancos de imagens seriam de livre uso desde que comprados.

O que diz a agência

O CEO da Criação, Thiago Filomeno, admitiu à coluna que o trabalho se baseou em referências que já existem, o que segundo ele é comum no mercado publicitário. Ele garante que a agência comprou os direitos de uso de imagem, afastando assim uma eventual acusação de plágio. E também diz que um ilustrador redesenhou vários ícones.

Segundo Filomeno, uma ideia parecida com o coração “cheio” de elementos que remetem à festa já foi usada em uma camiseta da Oktoberfest no ano passado. A proposta agradou a Vila Germânica e os patrocinadores da festa.

Continua depois da publicidade

Após a repercussão, o empresário diz que a agência prestou esclarecimentos à prefeitura, inclusive com envio de documentos que comprovariam a aquisição dos direitos de uso das imagens.

— A gente está bem tranquilo com relação à parte legal. Na parte criativa, é difícil agradar todo mundo — diz ele.

Aliás

A arte encomendada junto à Criação deve ser usada apenas na edição deste ano da Oktoberfest Blumenau. Já a marca oficial e institucional da festa, registrada pela prefeitura e que agora está sendo licenciada, é aquela onde está escrito “Oktoberfest Blumenau” acompanhada de um chapéu bávaro.

Marca oficial da Oktoberfest Blumenau, registrada pela prefeitura no INPI (Foto: Reprodução)


Leia também

50 propagandas antigas de Blumenau que parecem estranhas, mas que já fizeram sentido

Continua depois da publicidade

Teleférico? Futuro parque de lazer de SC agita redes sociais com foto misteriosa

Oktoberfest Blumenau terá e-commerce de produtos oficiais da festa

Golden Retriever com nome de gente ganha batalha contra condomínio de Blumenau

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp