O setor cervejeiro de Santa Catarina deu um salto expressivo em uma década. Entre 2010 e 2020, o número de fábricas de cerveja e chope cresceu sete vezes no Estado, de 17 para 120 estabelecimentos. Os dados foram compilados pelo Observatório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

No mesmo período, o volume de empregos formais gerados pelo setor praticamente dobrou, indo de 784 para 1.498. Com proporções diferentes de crescimento entre fábricas e vagas de trabalho, as estatísticas sugerem um boom de cervejarias de pequeno porte, que empregam menos pessoas.

Em 2020, Santa Catarina alcançou o posto de estado com maior densidade de cervejarias por habitantes do Brasil. Eram 41,1 mil pessoas para cada cervejaria, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os relevantes números são consequência da difusão da cultura cervejeira local, fomentada nas festas de outubro e em eventos como o Festival e o Concurso Brasileiro de Cervejas. As duas exposições voltaram ao calendário de Blumenau em 2022 depois de um hiato provocado pela pandemia de coronavírus.

Continua depois da publicidade

Conforme os dados apurados pela Fiesc, o setor fechou o ano de 2021 com um saldo positivo de 142 novos empregos criados em Santa Catarina, o equivalente a 16% do total de vagas abertas no segmento em todo o país. No primeiro trimestre de 2022, porém, houve perda de 25 vagas no Estado.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também

Havan capta R$ 550 milhões em primeiro movimento no mercado de capitais​

Venda de empresa de TI de Blumenau pode sair por mais de R$ 600 milhões

Rede de lojas vai fechar unidade em Blumenau e culpa alta de custos

Retirada de decoração revela "tesouro" escondido na Vila Germânica em Blumenau

Produtos criados por alunos rendem inédito pagamento de royalties à Furb

Revitalização da Rua XV de Novembro em Blumenau vai incluir transversais