O Vale do Itajaí estará representado no Prêmio Nacional de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), um dos mais importantes reconhecimentos do Brasil no gênero. A Nugali Chocolates, de Pomerode, disputa na categoria Produto com outras duas concorrentes na modalidade Médias Empresas. Os vencedores serão conhecidos no dia 8 de março em uma transmissão ao vivo pelo YouTube da CNI a partir das 19h.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Entre as inovações apresentadas pela Nugali ao júri está a primeira embalagem plástica de chocolate 100% biodegradável do país. Fruto de dois anos de testes e feita de papel kraft, biopolímero e filme aluminizado, ela substitui o plástico metalizado que geralmente envolve os chocolates disponíveis no mercado. A inovação garantiu uma redução de 75% no volume de plásticos emitidos pela empresa e o certificado Lixo Zero, que atesta que mais de 98% dos resíduos produzidos são reciclados, reaproveitados ou compostados.
A fabricante de Pomerode também inovou na jardinagem, em outro movimento que faz parte dos esforços para reduzir os impactos da produção ao meio ambiente. Cascas de cacau, que antes eram resíduos de produção, agora são vendidas como adubo. A empresa é conhecida ainda por controlar e fiscalizar todo o plantio e a colheita do cacau – processos feitos em outros estados – usado na fábrica.
São diferenciais que já garantiram várias premiações internacionais, colocando a Nugali ao lado dos melhores chocolates do mundo. Hoje a empresa está presente em todos os estados brasileiros e já exportou para seis países: Estados Unidos, Inglaterra, Japão, Emirados Árabes, França e Peru. No último ano, também abriu um tour de fábrica que integra a Rota do Enxaimel de Pomerode.
Continua depois da publicidade
Outras três empresas catarinenses estão entre as finalistas do Prêmio (veja a lista aqui), que recebeu mais de 2 mil inscrições nesta edição. A Café Jurerê, de Tijucas, concorre na mesma categoria que a Nugali. Já a Nanovetores, de Florianópolis, disputa na categoria Sustentabilidade entre médias empresas, enquanto a WEG, de Jaraguá do Sul, concorre na categoria Gestão da Inovação entre empresas de grande porte.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram
Leia também
Obra de reurbanização da Margem Esquerda em Blumenau começa em 2023, diz prefeito
Blumenau tem planos para tradicional imóvel enxaimel em frente ao Sesi
Alemão que liderou a T-Systems em Blumenau encara o desafio da própria empresa
Nova praça terá primeiro bar de cervejaria argentina em Blumenau
Fim dos cobradores e ar-condicionado nos ônibus de Blumenau estão no radar da Seterb
Furb acha comprador e encaminha venda de terreno gigante em Gaspar
Blumenau recebe aval para primeiras obras beneficiadas por pacote bilionário de SC
Restaurantes de Indaial se unem para criar festival gastronômico
Multinacional de TI escolhe Blumenau para ser centro da expansão no Brasil
Dono da Villa Germania em Indaial compra a maior produtora de codornas do Brasil
Empresa de Blumenau é vendida por R$ 85 milhões a multinacional bilionária do Canadá
Marca Sulfabril é vendida e deve voltar ao mercado em 2022