Um novo prédio com mais de 100 metros de altura deve surgir próximo à Prainha, em Blumenau, no futuro. Já tramita na prefeitura o projeto de construção de uma torre residencial com 32 andares, além de duas áreas de subsolo e heliponto, em um terreno na Avenida Brasil onde hoje existe uma casa, que será demolida. O imóvel fica praticamente na curva que dá acesso à área de lazer às margens do Rio Itajaí-Açu e ao restaurante Moinho.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
O empreendimento leva a assinatura da construtora Cetor e até já tem nome – Petrvs. Quando a torre de 107 metros de altura ficar pronta, vai compor um cenário que reúne outros candidatos a arranha-céu. Naquela região do bairro Ponta Aguda já existe o Grande Trianon, com 122 metros de altura. A poucos metros dali, na esquina das ruas Chile e Uruguai, a Stein começou a construir um edifício ainda maior, de 137 metros, com 41 andares e mini-shopping.
Surge um novo candidato a prédio mais alto de Blumenau
No caso do Petrvs, a Cetor já elaborou um estudo de impacto de vizinhança (EIV), que está em análise pela Secretaria de Planejamento Urbano. Pela proposta, o prédio terá 24 mil metros quadrados de área construída, com 40 apartamentos e 157 vagas de estacionamento para veículos – a maior parte delas no subsolo –, além de outras 44 para bicicletas. Um dos pavimentos ainda deve abrigar um pub. A estimativa é que até 160 pessoas vivam no condomínio, considerando uma conta de até quatro moradores por apartamento.
Continua depois da publicidade
O EIV em avaliação também deve cobrar da construtora responsável medidas para compensar os impactos da obra. A lista de recomendações inclui uma contrapartida financeira para uma possível ampliação de uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) da região e a implantação de uma praça na esquina da Rua República Argentina com a Avenida Brasil.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram
Leia também
Dona da Dudalina troca de nome
Hospital de Olhos em Blumenau será ampliado
Celesc prepara investimento milionário em usina de energia em Blumenau
Terreno no Centro Histórico de Blumenau pode dar lugar a edifício de 25 andares