O governador Jorginho Mello (PL) autoriza ainda neste mês de maio a contratação de um novo Plano Estadual de Logística de Transportes (PELT), que vai traçar um grande raio-X do setor no Estado e apontar quais são os investimentos prioritários para eliminar gargalos que emperram o desenvolvimento econômico.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A expectativa é que uma solenidade para marcar o lançamento da iniciativa aconteça no dia 21 na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis.
Especial “KM por KM” mostra ampla discussão de soluções para malha viária
O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias do Estado, Beto Martins, antecipou a data à coluna durante passagem por Blumenau nesta segunda-feira (6). Segundo o titular da pasta, o Pelt pretende acabar com “achismos”.
Continua depois da publicidade
— Vamos ter um instrumento científico para definir quais as prioridades, onde o governo deve direcionar seus investimentos. A ideia é apontar quais os caminhos mais adequados para vencer os grandes gargalos e desafios de Santa Catarina — antecipa.
O programa vai contemplar os modais rodoviário, ferroviário e portuário. Via de regra, ele seguirá a mesma linha do Plano Aeroviário de Santa Catarina (Paesc), que tem foco nos aeroportos do Estado. Este programa foi contratado no ano passado e os estudos, segundo Martins, devem ser concluídos em junho.
O levantamento do Pelt ficará à cargo da Infra, empresa federal que presta serviços de planejamento, estruturação de projetos, engenharia e inovação para o setor de transportes. Martins, que admite que a iniciativa chega com certo atraso, diz que os estudos devem ficar prontos em até um ano e meio.
Leia também
Empresários de Blumenau e região preparam ação para ajudar vítimas das cheias no RS
Senior compra empresa de São Paulo
Alemão radicado em SC larga carreira em multinacional para produzir licores premiados
Os bastidores da proposta de compra do Hospital Santa Catarina pela Unimed Blumenau
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp