Chama a atenção como grandes projetos de urbanismo vêm encontrando terreno fértil para florescer em Santa Catarina, principalmente nas regiões litorâneas. A bola da vez é o Reserva Royal, megaempreendimento imobiliário que será construído em uma área total de 4,3 milhões de metros quadrados em Tijucas. Com investimento inicial de R$ 620 milhões, o projeto tem valor geral de vendas (VGV) superior a R$ 1,7 bilhão.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Assinado pela Verde & Azul Urbanismo, o empreendimento será implantado na área atual da Fazenda Santos Anjos. Além de lotes residenciais que agora começam a ser comercializados – serão 283 na primeira fase, com tamanhos que vão de 250 a mais de 600 metros quadrados –, o espaço terá também edifícios, coworking, restaurantes, bares e áreas de lazer e convivência.
O projeto conta ainda uma área de 1 milhão de metros quadrados de Mata Atlântica preservada, com espaços de contemplação, um anfiteatro ao ar livre e quadras esportivas. Haverá ainda um parque intermunicipal aberto ao público, com 200 mil metros quadrados, com estrutura para prática de esportes como skate, beach tênis, vôlei de praia e ciclovia.
O canteiro de obras já foi instalado após a liberação do registro de incorporação, em fevereiro. O prazo para a entrega é de 24 a 30 meses após o início das vendas dos primeiros 283 lotes, entre março deste ano e julho de 2025. Ele também é válido para a entrega das lojas de comércio e serviços.
Continua depois da publicidade

Conceito em alta
Para Rudi Bayer, diretor da Verde & Azul Urbanismo, a expansão dos chamados bairros e cidades inteligentes não é uma tendência exclusiva de Santa Catarina. No caso do Estado, o território, bem servido de belezas naturais, tem se tornado um destino comum para aqueles que buscam fugir da rotina estressante das grandes cidades.
— A pandemia também abriu os olhos do consumidor para se estar cada vez mais perto da natureza, priorizando o contato com familiares e com a possibilidade de trabalhar online ou de forma híbrida, já que os aeroportos estão próximos e permitem até esse deslocamento frequente, se for o caso — considera.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram
Leia também
Duelo entre Ambev e Heineken pela Oktoberfest Blumenau terá efeito cascata
Gráfica de Blumenau tem lucro líquido 46% maior em 2022
Mercado Livre inclui SC em investimento bilionário no Brasil em 2023
Sesi-SC coloca imóveis em Blumenau, Rio do Sul e Timbó à venda