Já começam a pipocar as primeiras dúvidas sobre a aplicação das novas medidas restritivas anunciadas nesta quarta-feira (24) para conter o avanço do coronavírus em Santa Catarina. Parques aquáticos, por exemplo, não têm certeza se poderão continuar abrindo aos fins de semana, período de maior movimento.

Continua depois da publicidade

​> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

O decreto publicado pelo governo restringe a 25% o limite de ocupação de parques temáticos, em todos os níveis de risco, por um período de 15 dias. Não há especificação para os empreendimentos aquáticos, mas os empresários do ramo avaliam que se encaixam nessa categoria. O problema é que em outro trecho o mesmo decreto proíbe, sem dar muitos detalhes, o funcionamento de piscinas de uso coletivo aos sábados e domingos.

A dubiedade fez com que o setor ligasse o sinal de alerta. Em Gaspar, um núcleo da associação empresarial (Acig) que representa oito parques aquáticos da cidade se mobiliza para melhor entender a situação. O grupo já acionou Facisc, a federação das associações empresariais do Estado, e a prefeitura para consultar o governo e esclarecer a dúvida.

— O entendimento do núcleo é que nós estamos sendo enquadrados na questão de parques temáticos — avalia o coordenador do grupo, Willian Stein.

Continua depois da publicidade

Os parques aquáticos também aguardam uma posição dos municípios da Ammvi sobre o decreto estadual – prefeitos estão reunidos na tarde desta quinta-feira (25) para tratar do assunto. Ao menos para o segmento em Gaspar, a primeira sinalização dada é de que a regra local deve ser a mesma da estadual.

Essa não é a primeira vez que regras impostas pelo Estado causam divergências. Em dezembro, representantes do setor chegaram a reclamar que havia dois pesos e duas medidas para atividades semelhantes, referindo-se a normativas mais brandas para parques e locais de entretenimento e outras regras mais rígidas para os estabelecimentos aquáticos. Pressionado, o governo acabou editando uma portaria específica regulamentando as atividades do segmento.

Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.