Antecipado pela coluna, o projeto que prevê a construção de um complexo imobiliário misto em torno do esqueleto do Edifício América, no Centro Histórico de Blumenau, avançou a primeira etapa nesta semana com a aprovação pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Edificado (Cope).
Continua depois da publicidade
Agora, novas imagens reveladas após a apresentação, algumas obtidas em primeira mão pela coluna, revelam o impacto do projeto sob vários ângulos. E também indicam mais detalhes da proposta para o local. Além de transformar o Edifício América em uma espécie de parque vertical público, com acesso gratuito até o topo com vista para o Rio Itajaí-Açu, o projeto prevê a construção de outras duas torres ao lado, cada uma com 25 andares.
Essas novas estruturas fechariam a quadra entre o fim da Rua Itajaí e o início da Rua XV de Novembro. Responsável pelo desenho arquitetônico, o arquiteto Nicholas Alencar disse à coluna que o complexo todo deve ter entre 40 mil e 50 mil metros quadrados de área construída.
Veja mais imagens do projeto proposto
A torre residencial prevista deve ter pelo menos 60 apartamentos, enquanto a corporativa deve somar 100 salas comerciais. Mas esses números ainda podem mudar – principalmente na torre comercial, já que os espaços serão modulares.
A Casa Jansen, ao lado, deve abrigar um grande coworking, funcionando como apoio para a torre comercial, diz Alencar. Restaurantes e café estão previstos para o 10º andar das torres, ficando na mesma altura do América. Os edifícios estarão conectados entre si.
Continua depois da publicidade
O térreo, como a coluna já havia antecipado, será aberto, “um misto de cultural, clube e corporativo”, segundo Alencar. Além disso, o complexo prevê um sistema viário interno para a circulação de veículos e um grande estacionamento rotativo.
Passada a aprovação pelo Cope, a proposta agora segue o restante do rito padrão de tramitação junto à prefeitura. Antes disso, no entanto, é preciso pacificar a ação judicial que pede a demolição do Edifício América. Em abril deste ano, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) afastou essa possibilidade, mas a decisão ainda é cabível de recurso.
Leia também
Rede de supermercados inaugura 86ª loja em cidade de SC onde tudo começou
Tarifaço de Trump não encontrou resistência na política de SC
Carregar muitos copos de chope de uma só vez não será mais problema na Oktoberfest Blumenau
Restaurante na Vila Germânica em Blumenau será alvo de nova concessão
                                    
                            
                            














