Blumenau terá mais uma secretaria de governo. A prefeitura oficializou na quarta-feira (30) o que já era pedra cantada: a criação da pasta de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, uma promessa de campanha do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) nas eleições de 2020. A Câmara de Vereadores aprovou nesta quinta (1º) o projeto de lei que estabelece a nova estrutura administrativa.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Junto da nova secretaria, também foi criado o Fundo Municipal da Pessoa com Deficiência. Ambos serão responsáveis pelo desenvolvimento e suporte a importantes, necessários e bem-vindos projetos e políticas de inclusão e acesso à cidadania. No texto enviado aos parlamentares, Hildebrandt destaca que as propostas “concretizam compromissos” do eixo social do programa de governo apresentado no último pleito.
Sem surpresas de última hora, Câmara de Blumenau elege novo presidente
Com a pasta serão criados cinco novos cargos de comissão. Além da posição de secretário, são duas diretorias (Paradesporto e Políticas e Programas de Acessibilidade e Inclusão) e duas gerências (Políticas e Programas de Inclusão e Paradesporto de Rendimento e Lazer), além de outras cinco funções gratificadas (FGs) de confiança.
Continua depois da publicidade
O impacto financeiro anual está calculado em cerca de R$ 930 mil. Segundo a prefeitura, o aumento está adequado à lei orçamentária e é compatível com o plano plurianual e com a política de diretrizes orçamentárias.
A nova secretaria vai começar a rodar em fevereiro de 2023 e terá como titular a vereadora Giselle Chirolli (Podemos), que tem extensa ficha de serviços prestados na área e já ocupou o posto de diretora nacional do paradesporto do governo federal.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram
Acesse também
WEG compra a fatia que faltava de startup paulista
Tarifa de água em Blumenau vai ficar mais cara
Blumenau tem 11 das 500 maiores empresas do Sul, mostra ranking
Projeto prevê nova escola em Blumenau para até 1,2 mil alunos