A Estação Unifique, como já está sendo oficialmente chamada a nova área de lazer na Praça Victor Konder, ao lado da prefeitura de Blumenau, vai oferecer wi-fi e experiências gratuitas de realidade virtual e metaverso – o universo que “espelha” a realidade em um ambiente digital. As tecnologias serão desenvolvidas em parceria com a Unifique, empresa de telecomunicações que vai explorar por 15 anos os naming rights (direitos de nome) do espaço.
Continua depois da publicidade
Reportagem especial mostra como empresas de SC são pioneiras no metaverso
Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Detalhes iniciais das atrações foram apresentados na tarde desta segunda-feira (16) pela Insight Engenharia e pela Select Investimentos, sócias na gestão da Estação Unifique. As tecnologias ficarão disponíveis em um cubo de vidro de 25 metros quadrados que será instalado na praça.
> A empresa de SC que nasceu com um computador na era da internet discada e será protagonista no 5G
Continua depois da publicidade
Ali qualquer pessoa, sem restrição, poderá testar diferentes ferramentas tecnológicas e, se tudo der certo, também a internet 5G, diz o diretor de Mercado da Unifique, Jair Francisco. No ano passado, a empresa venceu leilão da Anatel para fornecer a ultravelocidade de conexão em Santa Catarina e no Paraná.
— Vamos estrear um novo modelo de uso de praça pública, não mais só contemplativa, mas também para que o usuário, junto com a sua família, use cada um desses espaços e viva a praça na sua plenitude — promete Fábio Fiedler, um dos sócios da Insight.
O espaço estará preparado para “as mais diversas experiências de realidade virtual”, acrescenta Fiedler. O roteiro dessas atrações ainda será definido. Já com o metaverso, a ideia é que qualquer pessoa no mundo possa visitar a praça e entender como ela funciona. O cubo também será palco para palestras e projeções de vídeos e filmes, entre outras atividades.
A Macuca também entrará nesse circuito. A antiga locomotiva receberá uma reforma ao custo de R$ 300 mil – valor maior do que o inicialmente projetado. Segundo Fiedler, os visitantes poderão interagir com a máquina tocando o sino e fazendo sair fumaça da chaminé.
Continua depois da publicidade
Investimento
O investimento total das empresas parceiras no negócio está estimado em R$ 8 milhões. Ao todo, a Estação Unifique terá 2,6 mil metros quadrados, sendo 600 metros quadrados de área construída. As edificações que estão sendo erguidas contemplarão uma confeitaria, um restaurante e uma loja de souvenires.
Haverá ainda playground, espaço para animais de estimação e manutenção de bicicletas e uma área de Biergarten, que poderá receber decoração temática e ações específicas em eventos e datas comemorativas, como o Natal e a Páscoa. O relógio das flores também ganhará novo formato.
A expectativa dos investidores é que a Praça da Estação esteja pronta até o início da Oktoberfest deste ano.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram
Continua depois da publicidade
Leia também
Empresa de Blumenau mira Bolsa de Valores, 400 novas vagas e unidade no exterior
SC tem o quarto melhor hotel de luxo da América do Sul, segundo o TripAdvisor
Furb se antecipa ao MEC e prepara projeto jurídico da federalização
Curso de tecnologia criado em Blumenau passa a beneficiar alunos de 72 cidades de SC
Nova praça no Centro de Blumenau servirá de vitrine para operadora de internet Unifique
Empresa que produz a Linguiça Blumenau retoma construção de nova fábrica em Pomerode
Maior prédio de Blumenau terá 41 andares e mini-shopping com 20 lojas