Serão conhecidas no dia 28 de setembro as propostas das empresas interessadas em tirar do papel uma nova área de lazer no Centro Histórico de Blumenau. A prefeitura lançou na última semana a licitação que prevê a construção da Rosenplatz, a Praça das Rosas, nos fundos da Secretaria de Cultura (prefeitura antiga) e do Mausoléu Dr. Blumenau.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
O espaço será revitalizado e vai ganhar um teatro em forma de arena, com arquibancadas e palco ao ar livre para apresentações culturais. Também estão previstas a construção de um café e de lojas para venda de produtos feitos por artistas que integram o programa de artesanato da Secretaria de Cultura. Canteiros de flores com muitas rosas também farão parte da paisagem.
O orçamento previsto para as obras é de R$ 2 milhões. Ou seja, este é o valor máximo que a prefeitura pretende pagar. Como se trata de uma concorrência, vence a empresa que se dispor a executar o projeto pelo menor preço. Depois de concluídos os trabalhos, o café e as lojas devem ser concedidos à iniciativa privada.
Com o lançamento do edital da Rosenplatz, a prefeitura vence uma das últimas etapas burocráticas para criar uma espécie de “bolha do turismo” na região central da cidade. As praças Dr. Blumenau e da Estação já estão encaminhadas, assim como a concessão do Museu da Cerveja, a restauração da Prainha e a revitalização da Curt Hering, já liberada ao trânsito.
Continua depois da publicidade

Leia também
Empresa de Blumenau quer incluir mais mulheres na equipe de mecânicos
O que a política de Blumenau tem que a de SC e a do Brasil não têm
Indústria de Blumenau cria quase 500 novos empregos em julho; setor têxtil é destaque
Com quiosque e playground, nova praça Dr. Blumenau deve ser inaugurada em novembro
Furb vai vender terreno em Gaspar para pagar dívidas e reformar campus em Blumenau
Casarão histórico na Alameda em Blumenau vai abrigar escritório e bistrô
Blumenau vai tornar vacinação contra a Covid-19 obrigatória para servidores
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram