Sancionada na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro, a lei federal que muda a forma de cobrança do ISS vai injetar mais recursos no caixa da prefeitura de Blumenau a partir de 2021. A estimativa inicial da Secretaria da Fazenda é de um incremento anual de R$ 18 milhões com a arrecadação do imposto sobre serviços.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
A nova legislação estabelece que o ISS deve ser recolhido na cidade onde o serviço é prestado, e não mais no município-sede do fornecedor. Essa regra vale para pagamentos com cartões de crédito e débito, planos de saúde, planos de serviços médico-veterinários, administração de fundos, consórcios, carteiras de clientes e cheques pré-datados e serviços de arrendamento mercantil (leasing).
A transição será gradual. Começa em 2021 e vai até 2023, quando todo o tributo será recolhido no município onde o serviço foi prestado. Trata-se de uma vitória das prefeituras, que há anos defendiam essa causa. A Federação Catarinense dos Municípios classificou a decisão como uma “vitória do municipalismo”.
Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.
Continua depois da publicidade