O novo carro alegórico que passará a integrar os desfiles da Oktoberfest Blumenau só vai dar as caras na Rua XV de Novembro em 2024. O Zeppelin Luftschiff Gruppe superou outros quatro candidatos e venceu a disputa por uma vaga na tradicional apresentação que encanta moradores e turistas, mas alega que não conseguirá deixar a novidade pronta a tempo para a edição deste ano.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

O argumento dos responsáveis pela atração é de que o concurso de seleção, aberto em junho, se arrastou mais do que o esperado, em função de recursos apresentados pelos concorrentes. No dia 24 de julho, a Vila Germânica emitiu memorando rejeitando um pedido de desclassificação do Zeppelin, que havia somado a maior nota entre os jurados. Apesar do resultado ainda não ter sido oficialmente homologado, o grupo é tratado como vitorioso pela organização da Oktoberfest.

Projeto faz menção à passagem de dirigível alemão por Blumenau em 1934 (Foto: Reprodução)

A proposta vencedora faz referência ao dirigível alemão Graf Zeppelin, que sobrevoou Blumenau em julho de 1934. Pelo projeto apresentado, o carro terá 10 metros de comprimento e três metros e meio de altura. Rodrigo Merini, um dos representantes do grupo, estima que a montagem leve 90 dias. Como o investimento é alto, os responsáveis estavam aguardando uma definição do resultado do concurso para iniciar os trabalhos.

— A gente, tecnicamente falando, não vê mais tempo hábil para executar (ainda para 2023) — diz Merini.

Continua depois da publicidade

A direção da Vila Germânica já está informada da situação. O edital do concurso diz que o grupo selecionado deveria confirmar participação nos desfiles de 2023 até o dia 15 de agosto. Caso não conseguisse finalizar o brinquedo a tempo, poderia apresentá-lo até 1º de março de 2024. A vaga nas apresentações vale até a edição da Oktoberfest Blumenau de 2027.

Com mais tempo pela frente, Zeppelin Luftschiff Gruppe planeja preparar tudo com mais calma. Além do carro para o desfile, o grupo quer produzir um documentário com relatos de pessoas que viram a passagem do dirigível por Blumenau e um livro contando a história do Zeppelin e da aviação.

Leia também

Oktoberfest Blumenau busca iniciativa privada para proteger marca e combater pirataria

Rede de SC cria carrinho de supermercado para animais de estimação

Antiga fábrica de empresa têxtil de Blumenau que faliu tem um novo dono

Marca de SC tenta derrubar preconceito do vinho em lata e vai parar até na Stock Car

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp