Principal atração da Osterfest, o maior ovo de Páscoa do mundo, que já virou uma das marcas registradas de Pomerode desde 2019, vai representar “a cara” da cidade mais alemã do Brasil em 2024. Para este ano, a arte da estrutura lembrará uma grande casa enxaimel. A homenagem à técnica construtiva germânica celebra os 200 anos da imigração alemã no Brasil.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
O desenho foi feito pela artista plástica Marcela Schmidt, que mantém um ateliê em Blumenau. Ela dedicou os últimos três meses ao minucioso trabalho, que incluiu a confecção de um exemplar de 17 centímetros – este que ilustra esta postagem.
Sob a liderança do também artista plástico João Siqueira, as formas agora serão replicadas em uma estrutura de 16,72 metros de altura e 10,88 metros de diâmetro. A montagem do ovo no Centro Cultural de Pomerode já começou.
Relembre as artes do ovo gigante em anos anteriores
Continua depois da publicidade
A arte deste ano foi inspirada em casas que já existem em Pomerode – algumas delas integram a Rota do Enxaimel, eleita pelo ONU como uma das melhores vilas turísticas do mundo. A base em tijolos, por exemplo, é uma alusão à Casa do Imigrante Carl Weege, de 1920. Os lambrequins fazem referência à Casa Hugo Rahn, construída no mesmo ano. Já a porta verde “saiu” da Casa Siewert, erguida em 1913.
Todos os imóveis são tombados como patrimônio histórico. Complementam a arte alguns canteiros de flores, também característicos dos jardins cultivados na região.
O ovo gigante da Osterfest é reconhecido pelo Guinness World Records. A 16ª edição da festa ocorre entre os dias 8 de fevereiro e 31 de março.
Leia também
Gaspar vai leiloar terrenos e imóveis avaliados em R$ 15 milhões
Gigante de SC promove “dança das cadeiras” em cargos de chefia
Projeto prevê novo terminal logístico milionário em Navegantes
Desafio de Blumenau é comprar e reformar o Sesi: “Não temos dinheiro para os dois”
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp