Blumenau viveu uma noite de sentimentos opostos nesta quarta-feira (4). Enquanto muita gente se encontrava na abertura da Oktoberfest, do lado de fora da Vila Germânica pairava a aflição com o nível do Rio Itajaí-Açu.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
A situação provocou um conflito inevitável, que a bem da verdade não é novo: deve-se festejar diante de uma iminente enchente? Como comemorar a nossa principal manifestação cultural sem soar insensível com aqueles que já começam a sentir os efeitos da cheia?
Veja fotos da 1ª noite de Oktoberfest Blumenau
Todas as imagens foram feitas pelo repórter fotográfico Patrick Rodrigues, do NSC Total. Confira:
Continua depois da publicidade
A organização da festa precisou adaptar parte da programação para não demonstrar indiferença ao cenário. Numa tentativa de tranquilizar o público, o cerimonial destacou que o nível do rio, ao menos àquela altura, não representava uma ameaça à Vila Germânica.
A relação histórica da Oktoberfest com as enchentes foi lembrada e reforçada mais de uma vez. No seu discurso, o prefeito Mário Hildebrandt disse que a festa deste ano, como no passado, será fonte de inspiração para superar as adversidades. O governador Jorginho Mello reiterou que o Estado está atento às condições climáticas.
O tradicional brinde que sucede a sangria do barril foi deixado de lado, segundo a prefeitura, em respeito aos atingidos pelas chuvas. Vetar o tilintar oficial de canecos, gesto que simboliza a celebração, foi um reflexo da alegria comedida, vista no semblante da maior parte das autoridades que subiram ao palco.
Não existe receita pronta para lidar com esse tipo de situação. Mas pelo menos do que se viu nesta quarta, a Oktoberfest Blumenau se esforçou para não dar a impressão de que se fechou em uma bolha.
Continua depois da publicidade
Público
A noite de abertura da Oktoberfest Blumenau reuniu 13,6 mil pessoas na Vila Germânica, número consideravelmente menor que o público de estreia em 2022 – cerca de 29 mil pessoas. Efeito claro das chuvas.
Leia também
Varejista investe R$ 34 milhões e abre 130 empregos na 61ª loja em SC
Com bênção de Bolsonaro, prefeito do Vale se filia ao PL
Blumenau vai contratar novo empréstimo milionário para obras
Vai ter desfile? Oktoberfest Blumenau tem “plano B” se chuva continuar
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp