Menos de dois meses depois de anunciar investimentos de R$ 100 milhões em uma nova linha de produção de compressores em Joinville, a Nidec Global Appliance vai fazer novo aporte na região Norte de Santa Catarina. Desta vez serão R$ 10 milhões para ampliar em até 25% a capacidade produtiva da unidade de Itaiópolis, com geração de 100 novos empregos.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
O recurso será aplicado na implementação de uma nova linha de fabricação de unidades condensadoras e seladas. Tratam-se de sistemas de refrigeração compostos por compressor, condensador, dispositivo de expansão, evaporador e carga de fluído refrigerante, usados em equipamentos de refrigeração comercial aplicados em supermercados, restaurantes e padarias, por exemplo.
> O que fez a bilionária Nidec comprar a catarinense Embraco
A ampliação vai demandar um novo galpão de 700 metros quadrados, que já começou a ser construído. Nos últimos dois anos, a Nidec ampliou em 40% a capacidade de produção na unidade de Itaiópolis, que emprega mais de 500 pessoas. As soluções feitas na planta atendem clientes das Américas Latina e do Norte.
Continua depois da publicidade
De origem japonesa, a Nidec desembarcou na região em 2018 após anunciar a compra da Embraco, que pertencia à Whirlpool, por pouco mais de 1 bilhão de dólares, operação que marcou a entrada da companhia no segmento de eletrodomésticos, em especial os da linha branca. O grupo tem mais de 15 mil funcionários em nove países.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram