O “plano A” da Ambev para a Oktoberfest Blumenau é manter a Spaten como a cerveja oficial da festa pelos seis anos de contrato, assinado na tarde desta segunda-feira (8) após uma licitação marcada pela intensa disputa contra a Heineken. Na maior festa alemã das Américas, a cervejaria enxerga uma oportunidade para consolidar ainda mais o nome da marca que desembarcou no Brasil há menos de dois anos. O estrondoso sucesso da edição do último ano – embora a Ambev não detalhe números sobre vendas – levou a uma decisão um tanto óbvia: em time que está ganhando, não se mexe.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Não há nada no vínculo firmado com o município que obrigue a Ambev a manter a mesma marca como cerveja oficial da Oktoberfest durante toda a vigência do contrato. Na prática, a companhia poderia fazer um rodízio, usando a vitrine da festa para promover outros rótulos. Esta, no entanto, não é uma alternativa, pelo menos no momento, revelou à coluna Giuliana Tosi, gerente de marketing da regional Sul da Ambev.
A cervejaria enxerga na relação da Spaten com a Oktoberfest de Munique – na versão alemã, a sangria do primeiro barril é da marca – um grande trunfo de marketing na ativação da festa blumenauense. Tanto que as atenções devem ficar ainda mais concentradas na Spaten. No último ano, a Ambev trouxe outros rótulos, como Patagônia, Colorado, Hoeegarden e Goose. Mas, em 2023, a cervejaria avalia reduzir o volume, admite Giuliana.
Ambev e prefeitura terão uma primeira reunião nesta quinta-feira (11) para alinhar os primeiros passos do planejamento. Uma coisa já está definida: a construção do boulevard na Vila Germânica, cuja licitação indicava que preferencialmente deveria ficar pronta ainda em 2023, vai ficar mesmo para o ano que vem. O camarote Spaten também deve voltar a ter uma programação musical de peso.
Continua depois da publicidade
Leia também
Três motivos que explicam mais dias de Oktoberfest Blumenau com entrada de graça
Empresa têxtil de SC prepara novo investimento no Paraguai
Atacadista investe R$ 35 milhões em Blumenau e vê primeira loja como termômetro para outras
Ambev leva Oktoberfest Blumenau e vai pagar bolada para patrocinar a festa
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram