A metalúrgica Tupy, de Joinville, vai pegar um empréstimo de R$ 58 milhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A multinacional catarinense informou a aprovação do financiamento ao mercado nesta terça-feira (3).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região no nosso canal do WhatsApp

Os recursos, que serão captados por meio do programa BNDES Mais Inovação, serão aportados na área de pesquisa de desenvolvimento de motores a etanol. A ideia é substituir motores diesel em aplicações para transporte de carga e off-road, que exigem elevado nível de torque.

A Tupy informou que, atualmente, esta solução está sendo testada em tratores por algumas das principais empresas do agronegócio brasileiro. O potencial de mercado no país, avaliou a empresa, é de cerca de 5 mil tratores no mesmo grupo de potência do motor em desenvolvimento.

“Com essa iniciativa, a Tupy amplia o portfólio de produtos e serviços voltados à descarbonização economicamente viável dos setores de transporte, infraestrutura, agricultura e energia”, ressaltou a empresa em comunicado ao mercado.

Continua depois da publicidade

O investimento também será destinado ao programa de transformação digital das unidades fabris de Joinville e Betim (MG). O objetivo é aumentar a eficiência das fábricas por meio de processos que incluem, entre outros projetos, a utilização de inteligência artificial com algoritmos de machine learning e visão computacional.

Quais são as maiores empresas de SC

Conforme o ranking Valor 1000

Leia também

Têxtil de SC anuncia ex-Dudalina, Beagle e Tecnoblu como novo presidente

WEG finaliza compra de empresa na Europa

Guerra de supermercados: redes de SC empilham inaugurações de lojas em novembro

Schulz acerta compra de fábrica da Wetzel por R$ 115 milhões